Cinco escolas retomaram aulas presenciais para o Ensino Médio hoje (7)

Foto: Claudinho Coradini/JP

Seguindo o Plano São Paulo, as escolas estaduais tiveram autorização para retomar aulas presenciais, com restrições e de forma gradual, hoje (7). Na DER (Diretoria de Ensino Regional) Piracicaba, cinco escolas receberam alunos no primeiro dia da retomada.

De acordo com o dirigente da DER-Piracicaba, Fábio Augusto Negreiros, em média cada escola recebeu de 10 a 15 alunos e oito professores. As escolas que apresentaram plano e estrutura adequadas para retomar as aulas no primeiro dia foram a EE Prof. Eduir Benedicto Scarpari; EE Barão do Rio Branco; EE João Guidotti; EE Jorge Coury; e EE Sud Mennucci.

De acordo com Negreiros, a retomada leva em consideração as particularidades de cada escola, além do interesse dos alunos e professores. O dirigente afirma que há, entre outros protocolos, fornecimento de máscara de tecido para os alunos e que todos os professores e funcionários usam face shield (protetor facial). A média de horário é de três horas/aula.

Em toda a DER, que inclui seis cidades, são 49 escolas que oferecem o Ensino Médio. Só em Piracicaba são 41. Negreiros afirma que ainda em outubro todas as escolas que tiverem interesse terão as condições adequadas para a retomar as aulas presenciais. “É o prazo máximo que nós precisamos para reduzir as necessidades que as unidades tenham. Nenhuma dessas está esbarrando em equipamento de segurança”, diz.

Segundo o dirigente, mais escolas abrem amanhã (8), sexta-feira (9) e também na próxima semana. Os alunos que escolheram por retornar também continuam com o apoio do conteúdo do Centro de Mídias SP. “O retorno é bastante cuidadoso, lento. Para nós, o importante não é a quantidade de alunos mas a possibilidade de atender esse aluno que está nos procurando”, afirma Negreiros. “Ninguém voltou por obrigação, oposição. Todos os nossos educadores que voltaram, que também são em número reduzido, voltaram espontaneamente, preocupados com os nossos alunos”, complementa.

LEIA MAIS:

ON-LINE
O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou na última terça-feira (6) o ensino remoto até o final de 2021 e orienta que neste ano os alunos não sejam reprovados. O Ministério da Educação ainda deve homologar a decisão.

REDE PRIVADA

As escolas particulares também estão autorizadas a retomar as aulas presenciais hoje. De acordo com a diretora do CLQ, Tais Oetterer de Andrade, há grande procura pela retomada. A instituição enviou ontem (6) um link para as famílias, que podem decidir pelo ensino remoto ou presencial até 19 de outubro.

“Para a 3ª série do Ensino Médio, tivemos todas as vagas preenchidas, tivemos que abrir turmas, por exemplo”, conta Tais. As inscrições são uma forma de controlar a quantidade de alunos que voltarão à escola, visando o distanciamento social.

“As famílias terão que escolher entre as aulas presenciais ou online, os dois formatos serão oferecidos até o fim do ano letivo”, informou a diretora.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois + treze =