Clássico na decisão da Eurocopa: Itália e Inglaterra

Comemoração dos jogadores da Itália nas oitavas de final - Crédito foto: Pool/AFP

A decisão da Eurocopa 2020 acontece neste domingo, dia 11, a partir das 16h, em partida que será disputada no Estádio de Wembley, em Londres. A partida coloca frente a frente duas tradicionais seleções do continente europeu: Itália e Inglaterra. A decisão será transmitida ao vivo pelo sinal aberto da Globo e pelo canal por assinatura Sportv.

O “English Team” tem a missão de conquistar o título europeu pela primeira vez em sua história. Aliás, essa é a primeira vez que a equipe inglesa chegou a uma decisão da Eurocopa. Em duas oportunidades, a Inglaterra acabou eliminada nas semifinais, nos anos de 1968 e 1996. Na edição de 2016, quando a Eurocopa foi disputada na França, a Inglaterra foi eliminada nas oitavas de final pela Islândia com o placar de 2 a 1.

A Inglaterra chegou à decisão após vencer a Croácia por 1 a 0, empatar em 0 a 0 com a Escócia e derrotar a República Tcheca por 1 a 0. Nas oitavas de final passou pela Alemanha com 2 a 0 e nas quartas goleou a Ucrânia por 4 a 0.

Na semifinal, a Inglaterra foi surpreendida pela Dinamarca com gol de falta, no início do primeiro tempo, o primeiro sofrido pelo goleiro Pickford durante o torneio. O time inglês teve paciência e competência para empatar ainda no primeiro tempo da partida e virar na prorrogação, com gol de pênalti de seu artilheiro, o atacante Harry Kane, que falou após a partida: “É um dos momentos de maior orgulho da minha vida, com certeza. Mas ainda não vencemos, temos mais um jogo pela frente.” – disse ele.

A equipe do técnico Gareth Southgate tem a chance de quebrar um longo jejum de 55 anos sem títulos. A última conquista do time inglês foi em 1966, na conquista da Copa do Mundo, disputada no antigo estádio de Londres.

A Itália conquistou o único título no torneio no ano de 1968. A “Squadra Azzurra” acumula dois vices-campeonatos nos tempos mais recentes, em 2000 e 2012, quando foi derrotada por França e Espanha, respectivamente.

O caminho da Itália até a decisão passou pela vitória de 3 a 0 contra Turquia, 3 a 0 diante da Suíça e de 1 a 0 contra País de Gales. Nas oitavas, os italianos derrotaram a Áustria por 2 a 1 e a Bélgica, nas quartas, pelo mesmo placar. Na semifinal, vitória italiana nos pênaltis por 4 a 2, após empate em 1 a 1 com a Espanha.

Quando o assunto é a artilharia da Eurocopa 2020, os atacantes da Inglaterra, Harry Kane e Sterling, com quatro e três gols, respectivamente, são os únicos que ainda podem ultrapassar Patrik Schick, da República Tcheca e Cristiano Ronaldo, de Portugal, na artilharia da competição. Eles marcaram cinco gols cada.

Pelo lado italiano, o atacante Immobile, o volante Locatelli, o atacante Insigne, o meia central Pessina e o atacante Chiesa também estarão em campo neste domingo, mas eles terão uma missão mais difícil para alcançar a artilharia, já que marcaram apenas dois gols cada.

Os campeões da Eurocopa:
União Soviética (1960);
Espanha (1964);
Itália (1968);
Alemanha (1972);
Tchecoslováquia (1976);
Alemanha (1980);
França (1984);
Holanda (1988);
Dinamarca (1992);
Alemanha (1996);
França (2000);
Grécia (2004);
Espanha (2008);
Espanha (2012);
Portugal (2016)

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × 4 =