Closed caption vai ser disponibilizada na TV Câmara

Sistema reconhece falas e sons presentes na transmissão. (Foto: Guilherme Leite)

A TV Legislativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba deve contar com a tecnologia closed caption, conhecida como legenda oculta, que permitirá que as pessoas com deficiência auditiva acompanhem a programação. Uma licitação será realizada para a contratação da empresa que implantará o serviço. A ação faz parte do projeto Câmara Inclusiva e do programa Parlamento Aberto.

Embora seja algo parecido com legenda, o closed caption não é a mesma coisa: em linhas gerais, trata-se do reconhecimento das falas no idioma português do Brasil e de outros sons presentes na transmissão (como palmas, risos, passos, chuva, entre outros). O recurso é incluído pelos fabricantes em todos os aparelhos de televisão desde 1997 e sua ativação é feita pelo controle remoto.

Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Gilmar Rotta (CID), a adoção da tecnologia foi apontada em um relatório elaborado por nove entidades ligadas à acessibilidade na cidade, além do Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), que participaram de visitas e reuniões na Câmara para mapear as necessidades de modernização nas estruturas. “É um compromisso assumido pela Mesa Diretora, atendendo a uma política pública de inclusão”, diz Gilmar.

Assim que finalizada a licitação e as adequações técnicas ocorrerem, a TV Câmara terá o closed caption em toda a programação. Desde agosto de 2018, a Câmara também incluiu na programação da TV Câmara o serviço de intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, nas reuniões ordinárias e extraordinárias, audiências públicas obrigatórias por lei e nos projetos especiais de grande relevância. “Ampliar as ferramentas de acessibilidade também é tornar a Casa de Leis mais acessível, trazendo todos os públicos para colaborar com as discussõesok e no YouTube.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 × quatro =