Clubes da Série A2 são liberados e voltam aos treinos a partir desta segunda (27)

XV não treina com bola desde o início da quarentena (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Em coletiva realizada nesta semana, o governador do Estado de São Paulo, João Dória, e o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, Paulo Menezes, confirmaram que os clubes participantes do Campeonato Paulistão Série A2 estão liberados a retornarem aos treinamentos, conforme as datas estabelecidas em Conselho Técnico feito por videoconferência entre representantes dos clubes e da FPF (Federação Paulista de Futebol) no último dia 13.

O protocolo firmado na ocasião autoriza as equipes integrantes do Paulistão A2 a voltarem aos treinos na próxima segunda-feira (27). Desde já, porém, eles podem iniciar os exames médicos e os testes físicos, clínicos e fisiológicos. A competição foi paralisada após a disputa da 12ª rodada ño meio de março, em razão da pandemia de covid-19.

O XV de Piracicaba ocupa a quinta colocação no campeonato, com 19 pontos ganhos, restando três rodadas para o término da primeira fase. Os próximos adversários do Nhô Quim serão Votuporanguense (lanterna), São Bernardo (líder) e Penapolense (vice-lanterna). A data prevista para o retorno da competição é 19 de agosto, apenas com as partidas nas regiões que estão na fase amarela (fase 3) do Plano SP.

Mandante em duas das três partidas restantes, o Estádio Barão da Serra Negra está impossibilitado de receber partidas no momento, já que a região de Piracicaba está na fase vermelha (fase 1). O XV ainda não se pronunciou em qual cidade irá atuar caso seja impedido de jogar em Piracicaba.

Após os três jogos, os oito primeiros se classificam para as quartas de final, semifinal (em que os dois vencedores sobrem para a Série A1) e a final, sempre em dois jogos. Os dois últimos serão rebaixados para a Série A3.

Mauro Adamoli