Cobra vive em local limpo e quente

0
79 views
Foto: Pexels

Se pretende ser criador de serpentes, precisa saber a maneira correta de como mantê-la saudável e feliz

Na edição passada a Arraso Pets falou sobre as cobras, quais espécies poderiam fazer parte da família, como conseguir uma e por quê comprar um destes répteis. Até aí, tudo bem, mas e agora que você decidiu ter em casa uma serpente? O que fazer? Vamos lá. Saiba que por se tratar de uma criatura que precisa ficar em cativeiro dentro da casa, ou seja, em seus viveiros, os primeiros passos para seus cuidados são cruciais para que ele se adapte bem ao novo lar.

PRIMEIROS CUIDADOS
Saber que tipo de espécie está adquirindo é muito importante, pois o tipo de alimentação e tamanho do viveiro podem variar. Além disso, saber o quanto uma cobra vive é essencial para a logística da família que a comprar, pois existem espécimes como a jiboia, por exemplo, que tem a estimativa de vida de até 30 anos. Então, caso não esteja preparado para ter esse compromisso por toda a vida, escolher uma espécie que não viva tanto é uma boa dica, principalmente para os iniciantes.

AMBIENTE E COMPORTAMENTO
O Brasil é um País de clima predominantemente tropical, então grande parte de sua extensão possui um clima propicio para a criação de cobras, mas. Em épocas mais frias como o inverno das regiões Sul e Sudeste os tutores precisam utilizar artifícios para climatizar o viveiro do animal, afinal, as serpentes são animais de sangue frio e não suportam temperaturas abaixo de 24°C.

Um local acolhedor para a cobra é formado pelo solo correto, madeira, algumas rochas, luz e temperatura adequada. É importante manter a água sempre limpa e fresca.

Mesmo que a cobra apresente temperamento mais amigável e seja filhote, ainda terá instinto selvagem, por isso, na hora de limpar o ambiente de sua cobra e trocar a água, se aproxime com cuidado, sem movimentos bruscos, especialmente no início do convívio. Mesmo que as jiboias e salamantas sejam dóceis, podem atacar caso se sintam ameaçadas. Se você prefere não pegar diretamente no corpo da cobra, compre um pegador ou gancho específico para tirá-la do terrário.

Larissa Anunciato

[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × 5 =