Colaborador completa mais de 100 árvores plantadas

Operador Izaque Gomes tem paixão pelo cultivo da terra. Foto: Divulgação

Antigamente, ao imaginar o ambiente de uma estação de tratamento de esgoto, era comum remeter a uma imagem de um local
inóspito, sem vida e com mau odor, mas em concepções mais modernas, como as implantadas em Piracicaba, esse cenário é complemente o oposto, graças ao esforço conjunto da empresa, por meio da área de Responsável Social, em incentivar às práticas de sustentabilidade e preservação.

Nesse sentido, no período de comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o destaque fica para a iniciativa diferenciada do agente de saneamento, José Izaque Ferreira Gomes, que plantou recentemente a 106ª muda de árvore nas dependências do sistema de esgotamento sanitário do município.

Árvores de flores e vegetação rasteira, compõem todo o cenário, que além de embelezar, agregam mais vida ao ambiente, pois atraem várias espécies de pássaros e insetos, que as procuram como fonte de abrigo de passagem ou até mesmo ninho, por exemplo, a casa de um João-de-barro que vem sendo construída na ETE Bela Vista.

O colaborador que está na empresa há quatro anos, divide suas tarefas entre os procedimentos operacionais, com a paixão pelo cultivo da terra. Segundo ele, o ato de plantar é um hábito que carrega consigo desde sempre, devido sua origem estar relacionada às atividades de sítio.

Entre as espécies, Izaque já plantou árvores como o Ipê e Primavera, além do cultivo de amostras de girassóis. Orgulhoso, conta que as mudas embelezam o ambiente, atraem pássaros e insetos.

De acordo com Izaque, a principal motivação para fazer esse trabalho é aconsciência ambiental: tentar recuperar, aquilo o que o próprio ser humano degradou.

“Nós somos os responsáveis por tudo o que acontece com o meio ambiente. Nos anos anteriores tivemos as queimadas e, pouco
foi feito para se recuperar. Se, por exemplo, 100 mil pessoas plantarem uma única muda que seja, já são 100 mil árvores plantadas, que vão ajudar na questão do oxigênio, dar mais sombra”, conta Izaque.

Ao longo de quase oito anos de concessão, as atividades e projetos promovidos pela área de Responsabilidade Social, envolveram a participação de aproximadamente 99 mil pessoas.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

nove + dezenove =