Coletivo ‘Nóis por Nóis’ lança clipe

‘Turbulência – Parte 1’ fala sobre as desigualdades sociais e o papel do governo (foto: Divulgação)

O coletivo ‘Nóis por Nóis’ lança, em 12 de outubro (sábado), o primeiro videoclipe produzido pela formação. ‘Turbulência – Parte 1’ traz, na letra do rap, críticas a questões como a desigualdade social, o abandono do governo às periferias e o preconceito. Toda a produção é feita sem patrocínio, por meio do esforço dos próprios integrantes, e será lançada nas redes sociais do coletivo.

A música fica por conta dos rappers Mika, Bessa, SRD, Tig, Lua MC, Cadu, Luiz, Dollar MC, Formiga e Ras. “A faixa ‘Turbulência’ fala do momento em que estamos vivendo, tanto na presidência, no país todo, quanto nos lugares mais esquecidos, a ‘quebrada’, para onde as pessoas não olham. A gente veio para falar o que tem que ser dito”, afirma Douglas Neves, o Ras, um dos rappers participantes da produção. “Turbulência representa esse momento intenso e turbulento para o país”, completa Thiago Montanhere, o Tig.

“Opressores no comando, ‘pra’ mim já não dá mais. Forjando o próprio país, isso não se faz”, diz a letra carregada de críticas. De acordo com Fernando Lima (Sampa), responsável pelo coletivo, ‘Nóis por Nóis’ busca manter o papel do rap como questionador da sociedade. “Trabalhamos com a verdade, uma coisa que é necessária, pois os fatos não podem ser encobertos. O que as pessoas escutam, elas absorvem. Cantamos em forma de protesto. Talvez, se falássemos de coisas mais poéticas, seríamos melhor aceitos, pois muitas instituições fecham os olhos para a verdade, mas escolhemos trabalhar com ela”, ressalta.

O clipe completo pode ser conferido no dia 12, a partir das 12h, por meio da página do coletivo no Facebook: Nois por Nois.

NÓIS POR NÓIS

O coletivo ‘Nóis por Nóis’ tem o objetivo de possibilitar a jovens compositores de baixa renda a realização do sonho de gravar suas próprias músicas – tudo de forma gratuita.

Criado há quase um ano, em outubro de 2018, o coletivo é independente e não conta com recursos advindos de nenhum patrocinador. O apoio da comunidade tem sido fundamental nas gravações.

“Me sinto muito sortudo com a oportunidade. Ganhei uma família. A construção desse grupo foi o primeiro passo para a minha carreira”, declara Talles Carvalho, vulgo Dollar MC, que faz parte do coletivo desde o seu início. “A comunidade está sempre nos apoiando, mesmo que com palavras de incentivo”.

SERVIÇO

Lançamento do clipe “Turbulência – Parte 1”, do coletivo ‘Nóis por Nóis’. 12 de outubro (sábado), às 12h, por meio das redes sociais do grupo. Página no Facebook: Nois por Nois.

Mariana Requena
[email protected]