A Prefeitura de Piracicaba tem realizado uma media diária de 185 testes de covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o tempo de espera pelo resultado do teste é de três a quatro dias. Apesar de não informar a media anterior, desde o início da pandemia, a pasta considerou que o número de testes diários tem diminuído.
No início do ano, a prefeitura anunciou mais sete postos para exame do PCR-RT (Proteína C-Reativa), capaz de diagnosticar a covid-19 na fase inicial da doença, do terceiro ao sétimo dia de sintomas.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, os exames eram realizados apenas no Centro de Triagem do Coronavírus, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Piracicamirim.
A tenda foi desativada em janeiro pela atual administração e os procedimentos passaram a ser feitos no interior da unidade médica.
Em janeiro, a administração ampliou para mais três postos de saúde: os Crabs (Centro de Referência em Atenção Básica) da Vila Cristina e Mário Dedini e a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Caxambu. O Crab Cecap e a UBS Centro também começaram a realizar os exames de covid-19 em janeiro.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, informou que, com a descentralização dos pontos para a realização dos testes, a população não precisaria mais se deslocar por longas distâncias para saber se está ou não infectada, o que reduz o risco de contágio.
“Além da UPA, que continuará com o serviço, um posto em cada região da cidade amplia e qualifica o atendimento, que se torna mais rápido e eficaz, reduzindo o potencial de disseminação do vírus decorrente da circulação do paciente pela cidade”, explicou.
Com a ampliação das unidades, a pasta estimou a realização de 20 testes por dia em cada unidade, o equivalente 140 coletas diárias. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h e o atendimento é feio mediante agendamento.
Beto Silva
[email protected]
LEIA MAIS:
- Basquete: São Paulo e Flamengo avançam na Champions League
- Copa do Nordeste: definidos os confrontos das quartas de final
- Covid-19: Brasil registra 72 mil casos e 2,6 mil mortes em 24 horas
- Fux marca para terça-feira julgamento sobre CPI da covid-19
- Pandemia impacta saúde mental de profissionais da linha de frente