Com 21 mil doses, Saúde vai vacinar grupos de 18 a 29 anos

Foto: Alessandro Maschio/JP

Pasta segue vacinação do Plano Estadual de Imunização, que são adolescentes de 12 a 17 anos

As 21 mil doses de vacinas contra a covid-19 aguardadas do Governo do Estado de São Paulo pela Prefeitura de Piracicaba vão ser usadas para concluir a primeira dose dos grupos de 18 e 19 anos e de 20 a 29 anos que estão com cobertura vacinal de 64,7% e 79%, respectivamente. Na semana passada, a Secretaria de saúde do município informou que respondeu questionamento do Estado informando a falta de 21 mil doses do imunizante. A pasta informou ontem (13) que segue a vacinação do grupo do Plano Estadual de Imunização, que são os adolescentes de 12 a 17 anos. “Além disso, ocorre aplicação da 2ª dose e a Saúde aguarda entrega de cerca de 21 mil doses para aplicação da 1ª dose em todas as pessoas com 18 anos ou mais”, informou.

De acordo com a Saúde, quanto aos grupos por faixa etária, até 23 de agosto, data do levantamento enviado ao Estado solicitando as cerca de 21 mil doses, o município já havia aplicado a 1ª dose em 94,9% da população com 50 a 59 anos; em 90% da população com 40 a 49 anos e em 92,8% da população com 30 a 39 anos.

O objetivo de cobertura da campanha de vacinação é vacinar 90% de cada faixa etária. “Referente à população de 20 a 29 anos, 79% haviam recebido a 1ª dose e a população de 18 a 19 anos, 64,7%. Desta forma, com a chegada das doses solicitadas, será possível elevar a cobertura vacinal destas duas últimas faixas etárias, além de oportunizar que as pessoas das demais faixas etárias também recebam o imunizante”, informou. A secretaria foi questionada sobre o início da aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 e informou que está aguardando até amanhã (15) para ter definição sobre qual vacina vai utilizar para a terceira dose.

A Secretaria de Saúde reabriu ontem (13) agenda para vacinar com a primeira dose contra covid-19 adolescentes de 12 a 17 anos. A pasta informou que serão vacinadas neste grupo apenas as pessoas que pertencem a ele. O agendamento deve ser feito pelo site vacinapira.piracicaba.sp.gov.br De acordo com o informe técnico do Governo do Estado, para tomar a vacina, o adolescente deve estar acompanhado de adulto responsável ou apresente o termo de assentimento. O documento está disponível no VacinaPira.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

13 + onze =