Com 295 mortos, Piracicaba ultrapassa os 12 mil infectados por covid-19

Unidades recebem gabinete de secagem para desinfecção (Foto: Amanda Vieira/JP)

Piracicaba ultrapassou os 12 mil infectados pelo novo coronavírus, conforme aponta o comunicado emitido ontem pela prefeitura. Nesta quarta-feira, foram registrados mais 138 casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 12.066 casos positivos. No mesmo espaço de tempo, mais um óbito ocorreu pela doença, que já soma 295 vítimas fatais.

A cidade registra ainda 10.609 pessoas recuperadas da doença, 1.162 pacientes em tratamento, 866 casos suspeitos e 16.240 casos descartados.

DESINFECÇÃO
A Secretaria de Saúde de Piracicaba adquiriu um gabinete de secagem para auxiliar no processo de desinfecção de instrumentos médicos e hospitalares, usados no atendimento de pacientes com a covid 19, tanto nas UPAs como na Atenção Básica. A máquina está em operação na Central de Esterilização de Materiais e custou aproximadamente R$ 40 mil. A tecnologia trouxe mais agilidade na preparação de materiais de reuso, com toda a segurança necessária no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Alan Rodrigues Conceição, enfermeiro coordenador da Central de Esterilização, o serviço se tornou mais eficiente, proporcionando um ganho importante para toda a rede. “Antes, as traqueias, usadas na entubação dos pacientes, por exemplo, demoravam um dia para a desinfecção e secagem. Chegavam em um dia e eram entregues apenas no dia seguinte. Agora, são preparadas para reuso no mesmo dia, porque em 50 minutos já estão prontas e acondicionadas para o envio às unidades.”, afirmou.

O equipamento, solicitado durante a pandemia, é fabricado em aço inoxidável e tem capacidade para 400 litros. Seu método de secagem, por circulação forçada de ar quente, possui memória ajustável para três ciclos diferentes, com temperatura entre 30°C e 90°C, conforme a necessidade. “Trata-se de um ganho em escala, o que torna o serviço mais econômico e eficiente”, concluiu Alan.

COVID-19 NO ESTADO
Com 232 mortes e 11.647 casos registrados nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo soma agora 30.905 óbitos e 837.978 casos confirmados do novo coronavírus.

Beto Silva