Com baixa procura, Saúde faz Dia D de vacinação contra o sarampo

Dez unidades de saúde vão funcionar das 8h às 16h (Foto: Amanda Vieira/JP)

Pela baixa procura da população pela Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo na cidade, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) promove no próximo sábado (22) o Dia D da vacinação contra o vírus. O objetivo da campanha é imunizar pessoas de 6 meses a 49 anos. Serão dez unidades que vão funcionar das 8h às 16h: Crab Piracicamirim, Crab Vila Rezende, Crab Santa Terezinha, Crab Vila Sônia, Crab Vila Cristina, Crab Cecap, UBS Centro, UBS Caxambu, UBS Planalto e UBS Pauliceia.

De acordo com Karina Corrêa Contiero, responsável pelo setor de imunização da SMS, o Dia D é uma estratégia para melhorar a cobertura da vacinação contra o sarampo no município, pois “a procura tem sido muito baixa”, diz. Karina conta que, de acordo com os dados mais atualizados do setor, foram vacinadas 4.832 pessoas, sendo 3.127 na faixa etária de 30 a 49 anos e 1.705 entre 6 meses e 29 anos.

Pessoas de 6 meses e 29 anos devem procurar as unidades de saúde com a carteirinha de vacinação para analisar a necessidade de mais uma dose. Já todos aqueles entre 30 e 49 anos devem tomar a vacina independente de quantas doses já tenham tomado.

A campanha vai até 31 de agosto e a vacina está disponível em todos os postos de saúde do município. Os Crabs e as UBSs funcionam das 8h às 15h e as USFs, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Karina explica que o sarampo é uma doença viral potencialmente grave e extremamente contagiosa. “Sua transmissão ocorre de forma direta de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo a outras pessoas sem imunidade contra o vírus, o que evidencia a importância da vacinação”, lembra.

A doença pode levar a complicações como pneumonia bacteriana e encefalite e até ao óbito. As cinco regiões do país apresentam surto de sarampo.

Andressa Mota