Com Neymar, Alisson e o ítalo-brasileiro Jorginho, Fifa divulga indicados ao prêmio The Best desse ano

Foto: CBF

Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do planeta, não teve seu nome colocado na lista desta vez

A Fifa divulgou nesta segunda-feira os indicados ao The Best, prêmio que coroa os melhores jogadores da temporada no futebol internacional. Serão escolhidos os melhores jogadores, treinadores e goleiros nas categorias masculina e feminina da modalidade. A cerimônia está marcada para 17 de janeiro de 2022.

A votação para a escolha dos melhores do mundo já está aberta no site oficial da Fifa e vai ficar disponível até o dia 10 de dezembro. Representando o Brasil, Neymar e Alisson, goleiro do Liverpool e da seleção brasileira, estão entre os indicados ao prêmio. Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do planeta, acabou ficando fora desta vez.

Atual vencedor do prêmio na categoria masculina, o atacante Robert Lewandowski é um dos cotados para levar o título mais uma vez para casa. Em alta no Bayern de Munique, o atacante polonês tem como principal concorrente Jorginho, meia brasileiro
naturalizado italiano que foi destaque na conquista da Liga dos Campeões, pelo Chelsea, e da Eurocopa, pela seleção da Itália.

Messi e Cristiano Ronaldo, que dominaram a premiação praticamente sozinhos na última década, também estão entre os indicados. O Brasil não tem representantes em nenhuma das outras categorias, nem como jogadora, treinadora ou goleira.

A escolha dos melhores jogador e jogadora do mundo será feita por votação, como de costume, entre esta segunda e o dia 10 de dezembro. Os eleitores serão os técnicos e capitães das seleções e jornalistas escolhidos de cada federação nacional associada à Fifa.

Em parceria com o FIFPRO, o sindicato dos jogadores, a Fifa também vai compor uma escalação dos 11 melhores do mundo, por posição. Essa premiação também haverá no feminino.

Estes prêmios serão concedidos com base no desempenho dos atletas na temporada europeia de 2020/2021. Será levado em conta também a performance dos jogadores no torneio de futebol da Olimpíada de Tóquio, no Japão. Além disso, a Fifa vai entregar prêmio de Fair Play, dos fãs (sobre iniciativa de torcedores) e também o Puskás Award, concedido ao autor do gol mais
bonito do ano.

Confira os indicados ao prêmio The Best nas categorias em que estão os brasileiros:

MELHOR JOGADOR
Karim Benzema (França /Real Madrid); Kevin De Bruyne (Bélgica / Manchester City); Cristiano Ronaldo (Portugal /Juventus / Manchester United); Robert Lewandowski (Polônia/ Bayern de Munique); Lionel Messi (Argentina / Barcelona / Paris Saint-Germain); Neymar (Brasil / Paris Saint-Germain); Erling Haaland (Noruega / Borussia Dortmund); Jorginho (Itália / Chelsea); N’Golo Kanté (França / Chelsea); Kylian Mbappé (França / Paris Saint-Germain); Mohamed Salah (Egito / Liverpool)

MELHOR GOLEIRO
Alisson Becker (Brasil / Liverpool); Gianluigi Donnarumma (Itália / Milan / Paris Saint-Germain); Édouard Mendy (Senegal / Chelsea); Manuel Neuer (Alemanha / Bayern de Munique); Kasper Schmeichel (Dinamarca / Leicester City).

Agência Estado

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois + 4 =