Janeiro de 2020 era o prazo máximo para a troca de placas (Foto: Amanda Vieira/JP)

Durante a pandemia, as empresas credenciadas pelo Detran.SP para estampar a placa Mercosul continuam a trabalhar e realizam o serviço também em domicílio. Com a emissão digital do CRV (Certificado de Registro de Veículo) e a fase amarela, as empresas observam aumento na procura.

O diretor da Estamplak, Ronaldo Ronie Barbosa, conta que, nas fases mais restritivas, a empresa teve 70% dos serviços reduzidos, mas já vê aumento próximo de 60% com a reabertura.

Pela quarentena, o CRV pode ser solicitado pelo site do Detran, desde 8 de maio, ou nos despachantes para, em seguida, procurar a empresa credenciada para estampar a placa.

“Nas fases anteriores, seguíamos orientação do Detran, prestando os serviços domiciliares evitando aglomeração e 90% dos nossos serviços eram solicitados pelos despachantes. Nessa fase online, o cidadão prefere fazer no despachante que é bem mais rápido pelo conhecimento que eles têm no sistema do Detran”, comenta Barbosa.

Lucas Xavier, gerente comercial da empresa Emplaca Mercosul, conta que sentiu queda de 50% na procura durante os primeiros meses de quarentena, mas já sentiu aumento nos serviços desde que o Detran.SP passou a emitir o CRV por meio digital. Mesmo com a fase amarela, muitos clientes continuam solicitando o serviço de emplacamento a domicílio com solicitação via WhatsApp e e-mail, que se tornou o ‘carro-chefe da empresa’.

O novo padrão não requer mais recolhimento das taxas de emplacamento para o Detran.SP e o valor cobrado deve ser consultado nas empresas. Levantamento do Detran aponta que o par de placas de carros, ônibus e caminhões está em torno de R$138,24 e a avulsa ou de motocicletas, R$ 114,86.

A nova placa é obrigatória para primeiro emplacamento, alteração de categoria, segunda placa traseira, mudança de município ou Estado, casos de furto, roubo, extravio, dano, entre outros.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − dezoito =