Com pensamento na olimpíada, piracicabana do Tiro com Arco disputa competição em Campinas

Foto: Divulgação

Bruna Scotton disputa neste fim de semana, 11 e 12, no Círculo Militar, o Campeonato Indoor da WA

A piracicabana Bruna Scotton, 23, do Tiro com Arco, disputa neste fim de semana, dias 11 e 12, no Círculo Militar, em Campinas, o Campeonato Indoor da WA (World Archery). Ela representa o time de Tiro Esportivo de Piracicaba (Apaf) e também a Acamp (Arqueiros de Campinas) – que é filiada à Arco Brasil, entidade oficial da “World Archery” no nosso país.

Bruna Scotton é uma das promessas do Tiro com Arco no Brasil e sonha com a inclusão de sua categoria, a Barebow Recurvo, no programa olímpico. Essa categoria está em processo para entrar nos Jogos, mas, antes dela, está a modalidade de quem atira com arco composto. E a que já está garantida na Olimpíada é a categoria Freestyle Recurvo.

“Minha categoria foi reconhecida e inserida recentemente na WA, mas eu posso, sim ir à olimpíada”, diz Bruna, confiante. Estar filiada à WA é um requisito obrigatório para o arqueiro estar apto à pleitear uma vaga na olimpíada. Bruna explicou que, após aprovado no Programa Olímpico, haverá uma Seletiva Nacional para os competidores garantirem vaga no Time Brasil e nos Jogos.

A piracicabana conta que entrou para esse esporte em 2017, começou a competir um ano depois, mas somente em 2021 surgiu a opotunidade de se filiar à “World Archery” com a Acamp. “Eu tenho de ser filiada à WA para ir à olimpíada”, explicou Bruna, que sempre gostou de ver filmes com Tiro com Arco. Foi assim que o esporte o chamou a atenção. Anos depois, quando descobriu a Apaf, decidiu entrar “de cabeça” no esporte.

Para quem não sabe muito sobre o esporte, ela revela: o Tiro com Arco é um esporte de precisão, logo, requer muito trabalho. “Eu treino todos os dias. Como estou me graduando em Cinema e Audiovisual na Unimep, vou adaptando os horários”, contou. “Tem dia que treino na parte da manhã, outro na parte da tarde. Eu treino em casa, por isso fica mais fácil. Duas vezes por semana eu faço preparo físico com o Guilherme, da GoPlay CEI, um preparo bem específico para o meu esporte.”

Com tanta dedicação, os resultados começaram a aparecer. No ano passado, Bruna foi vice-campeã no circuito indoor da WA; ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Oputoor Adulto da WA; vice-campeã no Circuito Indoor da Field Brasil e campeã das três etapas do Campeonato Indoor Interclubes (CIIC).

Bruna lembrou ainda que foi a primeira brasileira a ser representante de uma marca canadense: a bowdometer, que é um aparelho que coloca no arco e ajuda a entender o comportamento do arco (depois que configura esse aparelho) e a constância dos tiros.

O Tiro com Arco permite que o arqueiro exercite muitas características pessoais importantes como: concentração, autocontrole, resistência à frustração, perseverança e busca constante por autodesenvolvimento.

Erivan Monteiro
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 − 1 =