Com pichações e vandalismo, cenário da Rua do Porto fica pior com danos causados pelas chuvas

Foto: Alessandro Maschio/JP

Local é patrimônio tombado pelo Codepac por sua importância cultural e turística para Piracicaba

Quem passa pela rua do Porto tem se deparado com um cenário desolador que retrata uma situação de abandono, alvo de ações de vandalismo. Paredes de prédios públicos, passarela e até as placas indicativas de obras foram vandalizadas pelos pichadores. As paredes dos banheiros públicos e de um prédio no Parque da Rua do Porto foram pichadas. Para somar com o ambiente degradado, as chuvas dos últimos dias arrastaram uma variedade de lixo para as margens do rio no trecho da rua do Porto. Com a baixa do leito do rio possível a quantidade de detritos vai aumentando.

A rua do Porto foi tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do patrimônio Cultural de Piracicaba por usa importância cultural para a cidade. A prefeitura foi questionada ontem sobre ações de manutenção e limpeza das pichações e vandalismo e também sobre o cronograma de limpeza das margens do rio no trecho urbano. Até o fechamento desta matéria a administração municipal não se manifestou.

AÇÕES

Desde acordo com as informações disponibilizadas no site da prefeitura, desde o sábado (29) a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) atendeu 25 ocorrências envolvendo corte, poda e recolhimento de árvores e galhos em vários bairros da cidade. Nesta sexta-feira (4), a equipe de arborização da Sedema realizou a retirada de árvores na avenida Cruzeiro do Sul e Paraíso da Criança. Até a quinta-feira (3), os locais atendidos foram avenida Pedro Morganti, bairro Monte Alegre, Campos Salles, Centro, Ribeiro Pedro Hebechia, Cruzeiro do Sul, Jaime Pereira e José Tomazela. Os trabalhos de corte, poda e retirada de galhos estão acontecendo em todos os pontos que apresentam problemas relacionados às fortes chuvas.

A Defesa Civil informou que segue monitorando os rios Piracicaba e Corumbataí. Ontem o nível do rio Piracicaba era de 3,27 metros e o Corumbataí estava com 2,29 metros. As chuvas diminuíram em Piracicaba. Segundo a Defesa Civil, entre anteontem até a sexta-feira, choveu 6,67 milímetros na cidade. Para hoje e amanhã, o volume esperado de chuvas é de 20 milímetros e 28 milímetros, respectivamente, segundo informou a Defesa Civil.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

4 + dez =