Comcult classifica Semac como autoritária

0
74 views
Foto: Claudinho Coradini/JP

Secretário de Cultura, Adolpho Queiroz, suspendeu o conselho sem indicar base legal

Diferente de quando o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) foi flagrado com coordenação irregular – e continuou atuante – o Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural) foi suspenso nesta semana para apurar o processo de nomeação dos conselheiros. A coordenadora do Comcult, Fernanda Ferreira, publicou nota sobre o assunto e classificou a atitude da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural) por autoritária.

“Quando fui empossada, as palavras de cumprimento do senhor secretário foi de que ele propunha uma relação de harmonia, e que estaria aberto ao diálogo mesmo que os representantes da classe artística e da cultura no conselho estivessem em discordância”, relata Fernanda, em nota intitulada “Aquele que apela para o autoritarismo, perde a razão!”.

A rusga entre conselho e secretaria foi iniciada pela postura contrária do Comcult em desativar, como espaço cultural, o atual prédio da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, na região central. A coordenadora do conselho relata que o próprio secretário recebeu o documento pessoalmente com tranquilidade.

OUTRO LADO
Em mensagens truncadas, o secretário de Cultura, Adolpho Queiroz falou com o JP ontem (sexta-feira). Ele foi questionado sobre a legalidade da decisão e por que não agiu da mesma forma com o Codepac. A reportagem tentou confirmar as informações, mas não obteve resposta do secretário. Ao que tudo indica, a lisura do processo eleitoral do Comcult está nas mãos da Procuradoria Geral do município, e o órgão jurídico deve dar um parecer à Semac nesta terça-feira (21). Sobre o Codepac, a resposta foi que “está tudo em ordem”. A site do conselho do patrimônio continua indicando Esio Pezzato como presidente – ele está irregular desde agosto, quando foi aposentado. O secretário não informou quem é o novo ocupante do cargo.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 + dezoito =