Comcult é contra outra utilidade para Pinacoteca

Foto: Alessandro Maschio/JP

Prédio tombado na zona central deve manter seu uso em prol da cultura

Desta vez é o Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural) que se apôs à mudança de utilidade do prédio tombado da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. O conselho divulgou carta aberta ontem (sexta-feira) sobre o assunto e também se colocou em oposição direta à ocupação do prédio pela Polícia Federal e a favor do aumento dos espaços de cultura no Engenho Central, mas sem a supressão dos atuais. A Casa das Artes Plásticas Miguel Arcanjo Benício Dutra – assim intitulada à época do seu tombamento, em fevereiro de 2007 – inclui o prédio na rua Moraes Barros 233, Centro, na categoria de patrimônio histórico e cultural do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba. O Conselho de Política Cultural foi criada em 2004 e seu objetivo é propor, fiscalizar, acompanhar e avaliar políticas públicas para o desenvolvimento cultural das iniciativas governamentais.

“O Comcult vem por meio desta carta aberta expressar seu posicionamento contra o fechamento e à redução da Pinacoteca à nova sede da Polícia Federal. Visto que o prédio foi construído e tombado como um espaço de arte e cultura, sendo um patrimônio público, artístico, cultural e simbólico da memória e identidade coletiva da cidade de Piracicaba.” Sobre o apontamento que o espaço recebe poucas visitas, o conselho rebate que é preciso fazer “política de formação de público e educação para fruição artística”.

CRIAÇÃO
O Comcult lembra que a estrutura arquitetônica do prédio atual da Pinacoteca foi pensada e articulada para o desenvolvimento dos processos criativos, pontuando a necessidade de uma futura escola de arte. “Além disso, o prédio da Pinacoteca nasceu como um espaço que pudesse ser utilizado para a observação da paisagem piracicabana em um de seus contextos principais: o Engenho e o rio de Piracicaba.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 + seis =