Comer bem sem carne

Foto: Pexels

O estilo de vida vegano e vegetariano vem crescendo e receitas vão se adaptando à novos gostos

Mais do que uma moda, ser vegetariano ou vegano é um estilo de vida que vem crescendo ao longo dos anos. Em 2018, 14% da população brasileira se considerava vegetariana e 3,2% vegana, segundo pesquisa realizada pelo Ibope e tendência é de continuar crescendo, visto os exemplos de países mais desenvolvidos como Estados Unidos, Inglaterra, Suíça e Espanha vem diminuindo seu consumo de carne a medida que tomam mais consciência de dos problemas ambientais e de saúde em que o excesso de carne pode proporcionar. A Universidade de Oxford recentemente fez uma estimativa da pegada de carbono de cada indivíduo em seu consumo alimentício e o resultado foi surpreendente. Caso as pessoas diminuíssem o consumo de carne e derivados de seus cardápios, sua pegada de carbono diminuiria em cerca de 73%.
Isso faz todo sentido, visto que a produção de derivados animais, como leite de vaca, ovos, manteiga e carnes pode representar mais de 60% das emissões de gases do efeito estufa em nosso planeta (Dados Science (2018))

O QUE É SER VEGANO E VEGETARIANO?

Existem diferenças entre ser vegano e ser vegetariano. Enquanto vegetarianos abdicam do consumo de qualquer carne animal, os veganos vão além e optam por não consumir nada que tenha origem aniamal. Ou seja, laticínios, ovos, mel, gelatinas e qualquer tipo de produto (alimentício ou não) que possuam algum processo animal são negados na dieta do vegano.
Quem está no início dessa mudança de hábitos pode sofrer sentindo a falta de opções de alimentos, mas atualmente existem muitas receitas saudáveis e deliciosas que podem satisfazer sem precisar utilizar nada animal. Além disso existem diversas receitas divulgadas pela internet e plataformas como o YouTube, um exemplo é o canal ‘Pensando ao Contrário’, um canal vegano que cresceu rapidamente nos últimos anos, tornando-se a referência no assunto, sendo hoje o canal de receitas veganas com o maior número de inscritos na plataforma do ‘YouTube Brasil’.

RECEITA

A maioria das receitas mais famosas no Brasil são utilizadas algum tipo de produto animal, mas existem vários substitutos que permitem ficar tão gostosos quanto a receita tradicional por isso a receita da vez é uma moqueca de banana

INGREDIENTES

4 bananas da terra madura
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 limão
1 cebola picada
3 dentes de alho
1 pitada de sal
2 tomates picados
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 xícara de leite de coco
Coentro
Pimenta (opcional)
Sal marinho

MODO DE FAZER

Ligue o fogo para esquentar a panela de barro.
Corte a banana ao meio e em tiras compridas, tempere a banana com o suco de 1 limão, sal e alho.
Refogue a cebola, tomate picado e pimentão no azeite de oliva com 1 pitada de sal.
Adicione a banana da terra (enfileirando na panela, como se fossem, mesmo, postas de peixe).
Adicione a cebola, tomate (em rodelas), coentro e leite de coco (aprenda a fazer o leite de de coco caseiro).
Deixe ferver por 10 minutos com a panela tampada e finalize com azeite de dendê.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezoito − 3 =