Comércio vai abrir no feriado

O horário segue a tradição do comércio para o trabalho nos feriados: abrirá das 9h às 16h. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O comércio em Piracicaba terá horário especial no feriado de amanhã, Dia da Proclamação da República. O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba) informou ontem que as lojas de rua e corredores comerciais vão funcionar na sexta feira, das 9h às 16h devido o feriado nacional em comemoração à Proclamação da República.

De acordo com a nota da entidade, os estabelecimentos do Shopping Piracicaba abrem das 12h às 20h no feriado e os supermercados têm escala própria de funcionamento.

O horário segue a tradição do comércio para o trabalho nos feriados”, informou o sindicato.

A confirmação foi feita um dia apos o Governo Federal publicar a MP (Medida Provisória) 905 que libera o trabalho aos domingos e feriados, desde que o trabalhador receba 100% sobre o dia trabalhado ou uma folga compensatória.

No entendimento do secretário-executivo do Sincomércio, Carlos Beltrane, os trabalhadores do comércio em Piracicaba saem prejudicados, uma vez que a convenção coletiva da categoria não foi assinada devido um impasse com o Sincomerciários (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Piracicaba).

Por coincidência, o trabalho aos feriados foi o principal impasse entre as duas entidades sindicais, que protelou a assinatura da convenção coletiva dos trabalhadores.

Beltrane lembrou ontem, em entrevista do Jornal de Piracicaba, que o patronal ofereceu aos comerciários, pelo trabalho no feriado, o pagamento de 100% do dia trabalhado, uma folga compensatória, mais uma bonificação de até R$ 80.

Com a indefinição e estagnação da negociação, os trabalhadores terão de se submeter ao previsto na Medida Provisória.

Já o entendimento da assessoria jurídica do Sincomerciários é de que a categoria tem direitos sobre o que está previsto na convenção coletiva existente.

Beto Silva

[email protected]