Comida de boteco na mesa de casa

0
47 views
Petiscos são democráticos e oferecem opções de carnes, além de vegetarianas e até versões veganas. /Foto: Divulgação.

O happy hour, apesar de ter retornado à rotina de centenas de brasileiros, ainda não é assim tão recomendável, principalmente com os números de casos da covid-19 de novo em níveis que ligam o sinal de alerta. A ida a bares e restaurantes diminuiu durante o período de isolamento social, mas muita gente resolveu manter a prática utilizando a tecnologia. Mas, ao mesmo tempo, encontros virtuais como se estivessem todos à mesa de um bar, ou mesmo reuniões presenciais com poucas pessoas, mantêm viva a ideia de confraternização após o expediente. Provavelmente será algo que vai perdurar mesmo após a pandemia.

Nos últimos meses, o interesse e a necessidade de ir para a cozinha aumentaram e o que muitos não sabem é que preparar sua própria comida é uma atividade diretamente relacionada com a melhora da imunidade, por gerar bons sentimentos, como alegria e felicidade.

As comidas de boteco possuem algumas características em comum. A principal delas é que se pode comer tudo com a mão, sem precisar de prato e talheres, ou seja, o petisco ideal para aquela reunião despretensiosa com os amigos. Outra característica das comidas de boteco é o modo de preparo, uma vez que a grande maioria delas é feita frita.

As comidas de boteco também são bem democráticas, contentando os mais variados gostos. Existem opções de recheio com carne bovina, suína e de frango, bem como opções vegetarianas a base de queijo e até mesmo versões veganas.

Um clássico do churrasco que não poderia faltar na mesa do boteco em casa é a linguiça fininha assada no forno ou na churrasqueira. Para acompanhar, que tal uma farofa de ovos, bacon, alho e salsa? Basta colocar uma colher de manteiga na frigideira, dourar o alho com cubinhos de bacon e ovos. Depois, baixar o fogo e adicionar a farinha de mandioca. Quando estiver no ponto, é só adicionar salsinha picada e servir. O tradicional vinagrete combina perfeitamente com as fatias de pão francês.

Simples e fácil de preparar, a linguiça calabresa é o típico petisco brasileiro. Basta cortá-la, dourar em uma panela com um pouco de óleo e, caso goste, com cebolas fatiadas. Quando estiverem quase no ponto, adicione uma dose de cachaça e deixe flambar. Fica bom no palito ou com pão d’água.

Mais um clássico é o pastel de queijo, que precisa de poucos ingredientes para uma explosão de sabor. Precisa de farinha de trigo, manteiga (ou margarina), alguns ovos, um pouco de muçarela (ralada ou em cubinhos), sal, óleo para fritar.

O passo a passo é bem simples. Primeiro, você deve colocar a farinha de trigo em uma tigela e misturar os ovos, a manteiga, e a aguardente. Em seguida, dissolva um pouco de sal em água fria para alcançar o ponto ideal da massa.

Acrescente os outros ingredientes e comece a sovar. Quando perceber que a massa ficou lisinha, deixe-a repousando por pelo menos uma hora (pode cobri-la com um paninho se preferir). Por último, abra-a com um rolo e coloque os cubinhos de queijo, apertando as bordas com um garfo para fazer aquela marquinha do pastel.

Erick Tedesco

[email protected]

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

16 − doze =