Como a atividade física melhora sua imunidade?

Em tempos sombrios em que a população mundial tem medo do coronavírus, o papel da atividade física na melhora da sua imunidade se torna uma verdadeira carta na manga contra doenças que se alastram no mundo.

Em um dos estudos mais recentes que saiu no periódico Journal of Sports and Health Science intitulado “ The compelling link between physical activity and the body´s defense system”, mostra que o exercício pode se tornar um verdadeiro exército de defesa para várias doenças, entre elas as gripes e resfriados.

O exercício tem um papel importante na melhora das atividades de defesa e saúde metabólica do corpo, pois ele acaba tendo uma influência anti-inflamatória no corpo. A atividade física ainda pode ajudar a eliminar bactérias dos pulmões e vias aéreas e com isso reduzir as chances de se ter um resfriado ou gripe.

Mas não é só isso. O exercício físico regular causa grandes transformações nos anticorpos e nos leucócitos que são as células de defesa do nosso corpo e que combatem várias doenças nos deixando mais fortes. Estes anticorpos e leucócitos acabam tendo uma resposta mais rápida e circulam de forma mais precisa para detectar doenças quando comparados aos sedentários. Quando você vai para sua academia, realiza seu exercício de forma moderada, o aumento da sua temperatura corporal logo após o exercício pode impedir o crescimento de bactérias combatendo melhor estes intrusos ou diminui o processo inflamatório.

E ainda quando você faz o exercício, milhares de mudanças fisiologias acontecem, entre elas o controle do hormônio do estresse, chamado de cortisol. Quanto maior o cortisol, maiores as chances de seu corpo não responder muito bem a imunidade. No entanto, você deve ter o cuidado de não fazer exercícios demasiadamente, pois os exercícios extenuantes diminuem as funções dos leucócitos gerando desta forma uma “janela” para a entrada de possíveis vírus ou bactérias, aumentando o risco de se desenvolver uma gripe ou resfriado, por exemplo.

O exercício é altamente indicado para a sua melhora da imunidade, mas cuidado ao exagerar. Quanto mais, melhor… não é uma verdade neste caso. O exercício fará você se sentir mais saudável e com mais energia e com isso deixando seu corpo extremamente preparado para a luta diária contra bactérias, vírus e doenças. Comece e não pare!

Até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro + 9 =