Como manter a forma na estação mais quente do ano

Exercícios, alimentos leves e muita água para não desidratar (Foto: Freepik)

A estação mais quente do ano proporciona bons momentos de lazer e descanso. Porém, durante o verão é importante não descuidar da saúde e ficar atento com a alimentação e a rotina, pois neste período é comum alguns excessos. Adotar hábitos saudáveis, que combinam atividades físicas e uma alimentação leve e equilibrada é a fórmula ideal.
A nutricionista Ellen D’arc dá orientações para aproveitar a época de muito sol sem deixar o cuidado com o corpo de lado.
Os dias de calor fazem com que nosso metabolismo desacelere e produza menos energia. Em decorrência disso, é normal que a digestão seja mais lenta e a desidratação mais rápida. “Algumas adequações são necessárias nessa fase. O aumento no consumo de água é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo”, pontua a nutricionista que vai além:

CARDÁPIO DO VERÃO
Assim como os líquidos, as refeições dessa época devem ser compostas por alimentos leves como frutas, verduras e legumes. Couve, brócolis, agrião, pepino, limão, abacaxi e gengibre são ótimas opções, visto que seus efeitos detox no corpo – decorrentes da ação diurética – aceleram o metabolismo e promovem a queima de gorduras.



NOVOS HÁBITOS

Uma vez que a atenção ao corpo é redobrada neste perído do ano, muitas pessoas sentem a necessidade de cuidados mais específicos e usam essa motivação para criar novos costumes, como ir à academia regularmente. Outro investimento é o uso de suplementos alimentares, dentre eles: whey protein, albumina, creatina e BCAA. “São aliados na procura por resultados físicos mais efetivos. É válido ressaltar que a orientação de um profissional é indispensável nesse processo” finaliza a especialista.