Como selecionar um curso de pós-graduação

A pós-graduação diz respeito a cursos e programas de nível superior que compreendem desde cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrados até doutorados. Num mercado em que se exigem cada vez mais conhecimentos, dar continuidade aos estudos tornou-se muito importante, o que requer atenção do candidato a vagas de emprego ou à promoção no trabalho ao selecionar um curso de pós-graduação.

É preciso que saiba escolher a modalidade que atenda mais satisfatoriamente aos objetivos de sua carreira, visto que cursar uma pós-graduação colabora para a melhoria do desempenho da profissão. A fim de melhor compreender e definir a pós-graduação e os cursos que dela fazem parte, cabe entender suas especificidades.

O Master of Business Administration (MBA) discute questões da prática profissional de negócios e gestão, ou seja, foca negócios, o que o torna relevante mesmo para quem já está no mundo deles, por isso é um curso voltado principalmente para executivos. A diferença entre MBAs e outros tipos de curso de pós-graduação é motivo de dúvidas em razão de os primeiros serem confundidos com os mestrados profissionais stricto sensu.

Antes de escolher um MBA, vale a pena pesquisar o currículo oferecido e sua aceitação no mercado e nos órgãos certificadores de qualidade, bastante comuns no exterior. No Brasil, a Associação Nacional de MBA (ANAMBA) credencia cursos com base em determinados critérios, como carga horária, currículo e formação do corpo docente.

Já os cursos de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado são monitorados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação responsável por avaliar essas modalidades de cursos. Em nosso país, o termo “mestrado” é usado indiscriminadamente, fato que gera as atuais distorções no reconhecimento de formações como o MBA.

Nas modalidades deste, os alunos, além de terem de ser bem-sucedidos nas avaliações das disciplinas, devem produzir um relatório final, comumente chamado de monografia ou trabalho de conclusão, ao longo do período de duração dos cursos.

A atividade de pesquisa que produz essas monografias tem sentido amplo, ou lato sensu, por consistir na aplicação de ferramentais teóricos aprendidos durante o curso para a solução de problemas específicos da área de estudo. Assim, caso deseje escolher um curso de pós-graduação, não se esqueça de considerar seus objetivos profissionais, saiba localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor a suas atividades, sejam essas de interesse mais pessoal ou mais profissional.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são espaços privilegiados para o exercício dos diálogos inter e multidisciplinares, pois promovem uma formação profissional mais adequada às exigências de um mercado em que os trânsitos por domínio de interface são muito valorizados e a pesquisa formal se constitui como uma atividade reflexiva, crítica e inovadora aplicada aos campos profissionais específicos na produção de conhecimento, a qual está diretamente associada à prospecção de problemas e soluções nas áreas respectivas de atuação.

Portanto, em virtude de o mercado de trabalho estar cada vez mais competitivo e exigente, cursar o MBA é uma escolha pertinente, pois possibilita aquisição de conhecimentos indispensáveis às rotinas de uma empresa, uma vez que contribui para transportar o aprendizado intelectual para as habilidades gerenciais e humanas exigidas no meio corporativo.