Como será o Campeonato Paulista de 2021 com o Brasileirão terminando em fevereiro?

Palmeiras_Campeão_Paulista_de_2020_-_Comemoração-web Palmeiras conquistou a edição 2020 do Paulistão – Fonte: Wikimedia

A pandemia do COVID-19 atrasou o início do Campeonato Brasileiro em mais de dois meses. Por isso as rodadas tiveram que ser “achatadas” em um menor tempo e a extensão da competição irá invadir o próximo ano. Só conheceremos o Campeão Brasileiro em fevereiro de 2021. Por isso é normal surgir a pergunta: quando começará o Paulista de 2021? O interesse é geral: clubes, televisão, torcedores e apostadores, que podem aproveitar o código bônus bet365 para ter um incentivo extra para criar a conta e apostar.

São várias as incertezas para o futebol no próximo ano, afinal depende também da evolução das vacinas e o combate ao vírus. A torcida nos estádios até pode voltar antes de termos uma imunização em massa, mas sempre em capacidade reduzida. Mas, apesar de tantas dúvidas sobre o futuro do futebol (como de outros esportes também), o Campeonato Paulista 2021 já tem uma data definida para começar e seria no dia 28 de fevereiro, poucos dias depois do fim do Brasileirão.

Algumas coisas permanecem iguais

Chegou a ser pensado que o Campeonato Paulista de 2020 não tivesse rebaixados, já que algumas equipes foram muito prejudicadas com os fins de contratos de jogadores. O Mirassol, por exemplo, perdeu 18 atletas, mas foi guerreiro, se reconstruiu e eliminou o São Paulo no Morumbi nas quartas de final. A equipe só foi cair para o Palmeiras, campeão depois de 12 anos, nas semifinais.

Portanto o número de clubes será o mesmo deste ano, com Oeste e Botafogo de Ribeirão Preto rebaixados e 8 times da série A2 ainda disputam 2 vagas na elite do futebol estadual em 2021., entre eles o XV de Piracicaba.

O formato da disputa também permanecerá o mesmo, apesar de críticas pertinentes. Os times são divididos em quatro grupos de quatro clubes, com a fase de grupos envolvendo duelos de equipes de um grupo contra os outros três. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam para a fase mata-mata e se enfrentam nas quartas em jogo único. A semi será entre o time de melhor campanha contra o de pior e os dois intermediários, também em partida única. A final será decidida em dois jogos.

Na edição deste ano algumas bizarrices aconteceram. Com a pandemia interrompendo os jogos depois da 10ª rodada, a Ponte Preta, que tinha a pior campanha, tinha sério risco de rebaixamento, mas também de classificar para as quartas. E foi isso que aconteceu, com o time de Campinas vencendo dois jogos e ficando em segundo. Nas quartas ainda foi até a Vila Belmiro e eliminou o Santos, que como primeiro do grupo com 16 pontos, teve campanha pior que o Novorizontino, terceiro em sua chave e que não se classificou para o mata-mata.

O Corinthians, que também fazia péssima campanha e corria risco de descenso, também ganhou suas duas partidas finais e avançou, chegando até a final.

No final das contas o Palmeiras, que teve a melhor campanha no campeonato, acabou vencendo a competição, em uma final contra o arquirrival Corinthians que teve gol de pênalti no último minuto e disputa de penalidades máximas que resultou no título do Verdão. A equipe acabou um jejum de 12 anos, que era incômodo por causa dos diversos títulos do Timão, que tentava um tetra seguido, e do Santos, que venceu em 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016.

Com o formato mantido, uma possibilidade que seria interessante de explorar não acontecerá. O campeonato paulista ainda é muito longo, demandando datas que puxam o Brasileirão para maio, ou neste caso extraordinário, além disso. Agora era a chance perfeita para termos um campeonato de 10 datas no máximo e assim ter um Brasileirão mais longo, e com os jogos melhor definidos e espaçados.

Independentemente se você gosta do Paulistão ou não, ele seguirá em pé em 2020, com os quatro grandes e equipes muito fortes do Interior, que sempre podem surpreender. Esperamos que em estádios lotados de torcedores e sem preocupação com o COVID-19.

[Conteúdo publicitário]