Como voltar ao exercício Pós Covid-19?

Unrecognizable man and woman having fitness training with kettlebells in gym

Muitas pessoas após se infectar com o Covid-19 decidiram retornar ao exercício físico ou começa-lo. No entanto este retorno deve ser com calma já que existem complicações que podem ser potencialmente danosas a sua saúde relacionadas a problemas cardíacos e pulmonares segundo estudo recente intitulado “Outcomes of Cardiovascular Magnetic Resonance Imaging in Patients Recently Recovered From Coronavirus Disease”.

O cuidado que a pessoa deve ter após o Covid-19 a sua rotina ou começo dos exercícios deve ser maior que o normal. Como o Coronavirus é uma doença viral que afeta várias partes do corpo ao mesmo tempo, pode demorar para que seu corpo se recupere da mesma forma que antes.

Em um outro estudo do Hospital Johns Hopkins, milhões de sobreviventes do Covid-19 relataram dores musculares ou corporais e sintomas como falta de ar ou dificuldade para respirar como alguns dos mais comuns pós covid.

E a grande maioria relatou fadiga persistente. Caso a pessoa seja internada estes sintomas podem se tornar mais intensos e mais fortes.

As principais complicações segundo a pesquisa indicadas pelos médicos são problemas cardíacos como miocardite, que é uma inflamação do músculo cardíaco e arritmia, que é um batimento cardíaco anormal. Nos pulmões o que pode acontecer são coágulos sanguíneos e que podem gerar mais complicações quando o exercício não é bem orientado.

A regra de ouro é não fazer exercício quando se sentir mal ou tiver sintomas como febre, dificuldade em respirar, mesmo em repouso, tosse, dor no peito ou palpitações. Se você for fazer exercício e se sentir mal, pare imediatamente. Ouvir seu corpo neste pós covid é a melhor coisa a se fazer.

Um outro artigo do periódico “The musculoskeletal Journal of Hospital for Special Surgery” mostrou que a regra de reduzir em 50% o volume e intensidade na primeira semana e a cada semana ir aumentando gradativamente em 10% está intensidade e volume pode ser confortável e seguro. Isso quer dizer que pelo menos para voltar ao que era demorará 30 dias.

Nunca foi tão importante como friso sempre ser saudável. E se você contraiu o Covid-19, deve retornar a atividade física com cuidado. Procure um médico e procure um profissional de educação física especializado ou atualizado para que sua saúde volte ao que era o quanto antes e com segurança.

Até a próxima!


Imagem:

Leia mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco × 3 =