Concurso quer divulgar a diversidade de aves

Inscrição para o concurso tem início neste sábado (1º) (Foto: Divulgação)

Birdwatching, ou Observação de Pássaros, é uma atividade que contempla aves em seu habitat natural sem interferir no seu comportamento ou ambiente. É uma atividade praticada por cerca de 80 milhões de pessoas no mundo, inclusive em Piracicaba e região, principalmente por meio da Rede Birdwatching. Para divulgar tanto a prática, o grupo lança o 1º Concurso de Poesia, Conto e Crônica “Canto e Encantos das Aves de Piracicaba”, uma ação paralela ao 4º Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves, agendado para outubro.

As inscrições começam neste sábado (1º), exclusivamente pelo e-mail [email protected], e seguem até 30 de setembro. Como explica a idealizadora Maria Cristina Dal Pozzo Arzolla, o objetivo é “fomentar a observação de aves na cidade de Piracicaba, despertando olhares da comunidade para a melodia sonora das palavras que, com o uso de recursos literários, retratam o nosso patrimônio natural”.

A temática das produções devem ser, claro, aves nativas da cidade. “São mais de 350 espécies na região. Tem ribeirinhas, como o Martim Pescador, o Colhereiro, Cabeça Seca; nos parques se vê o Tico-Tico Rei, Alma de Gato, entre outros”, destaca a idealizadora.

Podem participar escritores brasileiros natos ou naturalizados, leigos ou profissionais, residentes em Piracicaba. O Concurso é aberto a interessados a partir de 14 anos de idade e será dividido em duas categorias Adulto e Infanto Juvenil.

No ato da inscrição – máximo duas laudas com espaço duplo, fonte Word e tamanho 12 – deverá ser preenchida e enviada junto com a obra, a autorização para publicação. “A autorização para publicação abrange a apresentação das obras na mídia, seja em formato digital ou impresso, de livro, declamação ou exposição, mediante a divulgação das autorias devidas”, ressalta Maria. Ela completa que deve conter título e pseudônimo – não aceitarão com nome de registro.

Mais informações, como a ficha de inscrições, prêmios e critérios de análise, devem ser solicitadas pelo e-mail da Rede.

Erick Tedesco