Concurso vai escolher árvore símbolo da cidade

Sedema divulgou a votação neste link: https://sedema.wixsite.com/sedema/jardimbotanico (foto: Justino Lucente)

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) lançou concurso para a escolha da árvore que será símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba. Os participantes podem fazer a escolha votando em cinco espécies – Jequitibá-rosa (Cariniana legalis, Tamboril (Enterolobium contortisiliquum), Caviúna (Machaerium scleroxylon), Pau-marfim (Balfourodendron riedelianum), Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron) -, todas nativas das florestas de Piracicaba.

Dividido em três áreas distintas: uma anexa ao Parque do Engenho Central; uma no Santa Rita, no entorno da lagoa do bairro, onde já funciona o Viveiro Municipal, e uma no Parque Natural da Cidade (Santa Teresinha), o Jardim Botânico terá área de mais de 860 mil metros quadrados.

O objetivo do concurso é envolver o maior número de pessoas no processo de criação do Jardim. A votação para a escolha da árvore ocorrerá de duas formas: pela Internet, no link http://bit.ly/EscolhaArvore, já aberta a votação que seque até 15 de julho, e em agosto, entre os alunos dos 5º anos das escolas da Rede Municipal. O resultado será divulgado em agosto.

O concurso da árvore símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Educativa FM, Herbário ESA (professores Vinícius Castro Souza, Marcelo Machado Leão e Flávio Leão); Associação dos Amigos do Jardim Botânico, por meio do seu associado fundador Urbano Campos Ribeiral Júnior e Rede Brasileira de Jardins Botânicos, por meio do seu presidente, João Neves Toledo.

Da Redação