Conheça algumas dicas para desmistificar o mundo dos gatos

Lendas de que animais são independentes e que não precisam de cuidados podem colocá-los em risco. (Foto: Freepik)

Assim como todos os pets, os gatos precisam e necessitam de cuidados especiais. Muitos mitos ainda rondam a vida desses peludinhos com as patinhas fofinhas e alguns são muito prejudiciais para a vida desse felino. Pensando nisso, a veterinária Júlia Flórios traz algumas dicas para ajudar a desmistificar algumas crendices e conhecer mais de perto o mundo de seu gato.

Um dos mitos é que os gatos são independentes e se viram sozinhos. Eles precisam de cuidados assim como os cães, precisam de vacina anualmente após adultos e três doses quando filhotes. Devem visitar o veterinário com frequência, serem vermifugado e receber carinho e atenção.

Assim como algumas pessoas que acontecem que os gatos caçam. “Gatos precisam de ração pois é o alimento balanceado que garantirá os níveis de nutrientes e proteínas que eles precisam. Como são parentes muito próximos dos grandes felinos, adoram caçar, porém o hábito não faz com que ele se nutra”, disse a veterinária.

Não passa de crendice essa história de que gatos tem sete vidas. Os felinos podem ser mais espertos e escaparem mais rapidamente de situações de perigo, porém possuem somente uma vida e essa deve ser bem cuidada, evitando riscos desnecessários

Outra bobagem que se ouve por aí é que gato preto dá azar e gato branco sorte para amor. “Tudo isso é mentira, pois todos os gatos são puro amor! Crer que a cor envolve qualquer tipo de malefícios é de extrema ignorância”, advertiu a profissional.

CUIDADO

Algumas lendas além de mentiras, pode colocar o gato em risco, pois acreditava- -se que o gato sempre caía em pé. Júlia esclarece que em locais mais baixos pode acontecer do gato cair sobre as patas porém em alturas mais elevadas ele pode sim cair em outra posição ocorrendo óbito imediato.

Ao contrário do que se pensa quando se trata de treinamento, a primeira imagem que vem à cabeça são os cães. No entanto, os gatos tamb é m p o d e m sim ser treinados e obedecer a comandos. Existem diversos vídeos na internet. Mas vamos concordar que também vai depender da “vontade” de seu gato.

DORMIDINHA

Quem pensa que os gatos dormem 17 horas por dia se engana, ele até pode estar de olhos fechados, mas não está em sono profundo. O que muitas pessoas desconhecem é que na verdade, ele está economizando energia, como se estivesse de stand by. Afinal não é novidade, que em plena madrugada, os gatos comecem a brincar em força total, afinal, ele já encheu a bateria em sua carga máxima ao longo do dia.

Cristiani Azanha
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 × 1 =