Conheça as vantagens de passear com seu animal ao ar livre

Foto: Alessandro Maschio/JP

Entenda quais os benefícios e como praticar a caminhada de maneira correta para que tutor e pet aproveitem

Você sabia que caminhar com seu cachorro ajuda a diminuir o estresse do animal, e libera muitos hormônios bons? Antes de pegar a guia e levar seu pet para passear, confira as vantagens de caminhar com seu bichinho ao ar livre.

Se o seu cachorro tem uma personalidade mais agitada, ou seja, possui bastante energia, corre demais e ainda por cima come seu chinelo, ele realmente está precisando dar uma caminhada e descarregar toda sua energia acumulada.

Brincar com ele em casa é uma opção bem legal, porém o necessário é levá-lo para fazer sair e andar um pouco, pois além de gastar energia, ele se distrai com tudo o que acontece ao redor e volta para casa mais calmo.

Segundo Vanessa Rocha, veterinária, sair com o seu pet pela primeira vez exige alguns cuidados e pontos importantes, “É muito importante você respeitar o limite do seu animal, e ao sair com ele tenha bastante cuidado e atenção. Nas primeiras caminhadas, vá sentindo e observando se seu bichinho está cansado, pois forçá-lo demais não traz uma boa experiência. Lembre-se de levar uma sacolinha para pegar as necessidades e também uma garrafa de água, para hidratá-lo”.

Outro benefício que o passeio traz para o seu cachorro, é o bem-estar e a saúde. Ao reservar pelo menos meia hora de caminhada, ao lado do seu cão, você ajudará a prevenir a obesidade e problemas de cardiopatias. Isso é muito importante, principalmente hoje em dia, que a maioria dos animais são sedentários. Outro benefício que a caminhada proporciona é a socialização do seu animal com outros bichinhos e pessoas.

Ao estar do seu lado, o cachorro vai se sentir mais seguro e confiante para conhecer e fazer novos amigos. Essa atividade, pode te ajudar também, na hora de viajar, pois seu animal terá mais facilidade na hora de interagir com os monitores e outros animais do hotel, sem acarretar trauma a ele.

Caminhar duas vezes por semana, já é o suficiente para qualquer bicho. Se seu pet é mais idoso, procure realizar o passeio pela manhã, assim ele gasta toda a energia sem precisar de muito esforço. Se seu cachorro é mais jovem procure sair no final da tarde.

Muitos especialistas comprovam que levar o seu cão para passear também traz benefícios para o dono. Um estudo feito pela Universidade de Uppsala, na Suécia, avaliou 3,4 milhões de pessoas, que não possuíam histórico de doenças cardiovasculares, e tinham entre 40 e 80 anos. De acordo com o resultado, as pessoas que têm animais de estimação possuem 33% menos chances de morrer. Elas também diminuem em 11% a incidência de doenças cardiovasculares.

Estudiosos dizem que além da companhia feita pelo pet, no geral, indivíduos que possuem animais de estimação se exercitam mais, já que brincam e os levam para passear. Isso pode fazer com que a saúde melhore.

Daniela Boaventura

[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × dois =