Conheça o turismo sustentável que respeita o meio ambiente

Foto: Divulgação

Esse turismo incentiva hospedagem em pousadas nativas e ensina os costumes da comunidade local

Com toda a situação que vivemos nos últimos anos, a vontade de viajar se tornou ainda maior e muitos conceitos foram valorizados, como por exemplo: a sustentabilidade, a economia e também a preservação da natureza e plantas.

O turismo sustentável veio para agregar ainda mais valor nas experiências que cada turista, incentivando a utilização de recursos naturais, hospedagem em pousadas nativas, ensinando os visitantes as tradições e os costumes da comunidade e do local que ele desejou visitar. Segundo Gustavo Tavares,35 anos e Guia Turístico, ”Quando os hóspedes desenvolvem um interesse maior por outra cultura e desejam conhecer mais sobre a sua história, a entrega se torna mais saudável assim como a relação entre todos”.

Essas experiências e atividades são socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. A OMT, destaca em seu artigo 3 do Código Mundial de Ética do Turismo, que:”A infra-estrutura deve ser concebida e as atividades turísticas programadas de forma que seja protegido o patrimônio natural constituído pelos ecossistemas e pela biodiversidade, e que sejam preservadas as espécies ameaçadas da fauna e da flora selvagens. Os agentes do desenvolvimento turístico, principalmente os profissionais, devem permitir que sejam impostas limitações ou obstáculos às suas atividades, quando elas forem exercidas em zonas particularmente sensíveis: regiões desérticas, polares ou de elevadas montanhas, zonas costeiras, florestas tropicais ou zonas úmidas, propícias à criação de parques naturais ou reservas protegidas”.

Três pilares importantes do turismo sustentável

Com essa explicação, ficou claro que os três pilares mais importantes que esse tipo de turismo defende é o ambiental e você pode começar praticando antes mesmo de embarcar na viagem. Quer saber como? Vamos te explicar…Sabe as sacolinhas plásticas que você usa para guardar a roupa suja na mala? Uma ótima opção é substituí-la por sacolas de pano.

Outra opção é realizar o descarte corretamente dos copos, pratos e talheres de plástico durante as refeições que você realiza na praia.

O segundo pilar, é o econômico, você deve ter em mente que o turismo emprega muitas pessoas, principalmente aquelas que vivem em cidades turísticas. Como por exemplos as vendinhas e mercadinhos da região que você está visitando.

O terceiro e último pilar é o social, procure durante a sua viagem, conhecer as artes, os projetos sociais e culturais dessa região. Como por exemplo: museus, shows, praças e feiras.

Turismo Sustentável no Brasil

Temos que concordar que o Brasil é um destino imperdível para se realizar o turismo sustentável, principalmente por possuir a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia e também por oferecer cidades que são ricas e rodeadas pela fauna e flora.

Maceió é um grande exemplo disso, assim como diversas outras cidades no brasil, ela é rodeada pela natureza, com praias lindas, trilhas,lagoas e cachoeiras e o ponto forte desse tipo de local é o turismo.

Existem diversos programas que estimulam a adoção desse tipo de prática aqui no país, como por exemplo, o Proecotur Amazônia, Passaporte Verde e o Xingu Sustentável. Porém, se você procura conhecer mais sobre esse conceito e quer realizar uma viagem por todo o território nacional, sem sair de casa, aposte no Mapa de Turismo Sustentável, um site interativo que oferece todos esses benefícios.

Agora você já pode programar sua viagem e aproveitar para viver essa experiência.

Daniela Boaventura
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × um =