Conmebol define Argentina como sede da Copa América

Comemoração dos jogadores brasileiros na conquista do título da Copa América 2019 - Crédito foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e o governo argentino chegaram a um acordo nesta quarta, dia 26, e o país será sede única da edição 2021 da Copa América, o principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul.

Para aceitar sediar a competição em solo argentino, o governo do presidente Alberto Fernández apresentou rígidos protocolos sanitários à Conmebol em meio a um aumento de casos de Covid-19 no país. As exigências do governo argentino foram entregues durante reunião entre o presidente e o chefe da Conmebol, Alejandro Domínguez, realizada na Quinta de Olivos, residência oficial da presidência, em Buenos Aires.  

Em nota oficial após o encontro, a Conmebol afirmou que o governo argentino apresentou exigências quanto aos aspectos organizacionais e logísticos, até com a possível habilitação de sedes adicionais. Entre as reivindicações do governo está a redução do número de integrantes das delegações participantes do torneio.

Os representantes da Conmebol inspecionaram estádios nos últimos dias na Argentina em caso de acréscimo de sedes para os jogos originalmente programados para a Colômbia, que foi excluída como organizadora do torneio.

Já a Argentina está passando por um momento crítico da pandemia com mais de 75 mil mortes por Covid-19 e de 3,6 milhões de infecções em 45 milhões de habitantes. O governo aposta que o confinamento de nove dias que começou no sábado passado e termina no próximo domingo, permitirá que a curva de contágio seja interrompida.

Apesar das exigências sanitárias do governo argentino, a entidade sul-americana de futebol deve insistir para que ao menos a decisão do torneio possa contar com a presença de um número reduzido de público.

A edição 2021 da Copa América tem início previsto para o dia 13 de junho e a competição vai contar com as participações das seleções nacionais da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A seleção brasileira de futebol tem estreia marcada para o dia 14 de junho, diante da Venezuela. Os jogos do Brasil terão transmissão exclusiva do SBT para a TV aberta.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco × 3 =