Conselho do Patrimônio Cultural avalia bem mudança da Pinacoteca

Foto: Amanda Vieira/JP

O galpão 14A está preparado para receber acervo

Não haverá obras no galpão 14A do Engenho Central que necessitem autorização de grupos ligados ao patrimônio cultural, seja municipal ou estadual, garante o presidente do Codepac-Piracicaba (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), Esio Antonio Pezzato. O referido galpão deve ser a nova sede da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, conforme a Semac (Secretaria de Ação Cultural). Em uma carta ao conselho, Kleyton Rohden, que foi presidente do Codepac entre 2019 e 2020, pede informações sobre a obra.

Segundo o atual presidente do Codepac, o galpão abrigará o acervo e área administrativa. “As exposições serão feitas em
outros galpões, aumentando muito o espaço atual da Pinacoteca”. Ele informa que o atual prédio da casa de artes plásticas recebe cerca de 80 pessoas, enquanto que o Engenho, até 12 mil – o que seria positivo no aumento da visibilidade e acesso às artes.

Já o ex-presidente do conselho, pede esclarecimento sobre obras no local, salientando que deve ser autorizado pelo Codepac e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo). A próxima reunião do Codepac irá acontecer no dia 6 de agosto – quando poderá ser apresentado um parecer arquitetônico para intervenções; até o momento, o conselho não tem nada sobre o assunto.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × cinco =