Consórcio PCJ emite segunda nota de alerta à Região

Foto: Alessandro Maschio/JP

A redução da disponibilidade hídrica nos principais mananciais das bacias PCJ, provocada pelo início da estiagem e somada a baixa incidência de chuvas para o ano de 2021, apontam para situação de alerta quanto ao início de processo climático extremo de seca na região. Conforme já alertado previamente pelo Consórcio PCJ, a estiagem de 2021 tem se apresentado bastante severa o que reforça o posicionamento da Entidade sobre a constatação de que os eventos climáticos extremos já são uma realidade na região e refletem diretamente no comportamento dos mananciais.

A gravidade da situação é constatada nos números observados pelo monitoramento dos dados climatológicos e hidrológicos. Para o mês de maio, até o presente momento, foram registradas chuvas nas regiões de cabeceiras na ordem de 29,3 milímetros, o que representa precipitações 62% abaixo do esperado para o período, entretanto, o destaque negativo ficou com o mês de abril, que registrou apenas nove milímetros correspondendo a 89% menos chuva do que o esperado.

Para a área de drenagem de toda as Bacias PCJ as precipitações também estão abaixo das médias histórica em todos os meses de 2021. Segundo o consórcio, o esperado para o ano inteiro é que chova 1.213,11 milímetros, mas a permanecer esse comportamento climático dificilmente será atingido o esperado de chuvas até o final do ano.

Atrelado à baixa quantidade de chuvas, a vazão de afluência aos reservatórios do Sistema Cantareira também têm se apresentado abaixo da média histórica. Por exemplo, no mês de maio, foi registrado até o momento apenas nove metros cúbicos por segundo de vazão de afluência, quando o esperado é de 33,44 metros cúbicos por segundo.

A situação reflete imediatamente na quantidade de água armazenada nos reservatórios do Sistema Cantareira, que está operando com volumes de armazenamento abaixo do recomendado para o período.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

7 − 2 =