Conta de água é reajustada e fica mais cara em 14,06% a partir do próximo mês em Piracicaba

Foto: Alessandro Maschio/JP

Parecer também é favorável ao reajuste de 11,30% nos preços dos demais serviços oferecidos pelo Semae

A conta de água vai ficar mais cara a partir do próximo mês em Piracicaba. O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) reajustou a tarifa em 14,06%, um dos maiores reajustes dos últimos cinco anos. Nesta segunda-feira (2) foi publicado, no Diário Oficial do Município, o parecer consolidado da Ares-PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – favorável ao reajuste solicitado pela autarquia.

“A Agência Reguladora PCJ, por intermédio do parecer Consolidado nº 19/2022, emitiu parecer favorável ao pedido de reajuste tarifário, por vislumbrar plena regularidade do pleito em sua composição documental, base jurídico-legal e atendimento aos prazos e premissas definidas por esta Agência Reguladora”, traz o documento publicado no Diário Oficial.

O parecer também é favorável ao reajuste dos preços dos demais serviços praticados pelo Semae em 11,30%, nesses serviços estão inclusos a instalação de hidrômetros, ligações de rede de água, entre outros.

Na sexta-feira (29) o conselho de regulação e controle social de Piracicaba se reuniu no Museu da Água analisou e aprovou o conteúdo do parecer consolidado da Ares-PCJ.

ÚLTIMOS REAJUSTES
De acordo com as informações do Semae, o último aumento na conta de água em Piracicaba ocorreu em fevereiro do ano passado, quando a tarifa de água e esgoto teve aumento de 3,17%. Um ano antes, o aumento foi de 4,58%.

Em 2019, o percentual de reajuste da tarifa na cidade foi de 4,95%. Dois anos antes, o aumento dos serviços na cidade foi de 6,94% e chegou a ser alvo de inquérito instaurado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que recebeu pedidos de investigação sobre o aumento.

Com o aumento deste ano, o consumidor vai desembolsar R$ 46,54 pela tarifa mínima (de até dez metros cúbicos) cobrada pela autarquia.

De acordo com o parecer da agência reguladora, o Semae Piracicaba cumpriu todas as etapas do processo de reajuste tarifário do município, portanto os reajustes de 14,06% 11,30% receberam parecer favorável.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

18 − 6 =