Contos e Encantos em novembro

Espetáculo “Bejide nos prumos do navegar” traz conscientização ao público; entrada gratuita. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Focado no ensino da cultura africana para crianças e adolescentes, o projeto Contos e Encantos – Fábulas Africanas, financiado pelo ProAC Municípios 2019 realiza apresentações da peça “Bejide nos prumos do navegar”, durante todo o mês de novembro, com início dia 03 de novembro, às 16h, no Cine Barranco, bairro Santa Fé. Os espetáculos contarão com interprete de Libras, assentos preferenciais a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Além do teatro, o público receberá um livro de pintura e atividades sobre o tema.

“Por meio de novos processos criativos pautados nas histórias contadas e recontadas por ancestrais negros africanos, esse projeto trata da criação do planeta que habitamos, abordando temas essenciais da história e da cultura africana, cujo intuito é apresentar uma didática divertida, objetiva e impulsionadora de novas visões sociais”, explica Magna Eliez, proponente do projeto.

O espetáculo tem a direção geral de Giovane Bruno e musical de Fabricio Zavanella. Com didática lúdica, a narrativa que conta a história do encontro de uma menina com seres encantados, incentiva o aprendizado de que não há diferença entre tons de pele, mostrando que todas as cores são belas e que o maior poder está dentro de nós mesmos.

Magna ressalta ainda, que a encenação parte de um momento propício para fomentar o debate das dificuldades de abordar temas culturais africanos, e de disseminar a cultura negra. “Devido a falta de informação e respeito à história que compõe o nosso povo, a cultura negra ainda é pouca conhecida pela população brasileira”.

As apresentações nos dias 09 e 10 de novembro, acontecem às 10h, na Associação Atlética Educando para o Esporte e Casa do Hip Hop, respectivamente. No dia 13, às 19h, o espetáculo será direcionado aos estudantes da Escola João Sampaio, no bairro Ibirapuera e para encerrar a programação, a peça teatral poderá ser vista por toda a população, no Engenho Central, dia 20, horário ainda não divulgado, como parte do cronograma de atividades do Afropira.

SERVIÇO

Projeto cultural Contos e Encantos – Fábulas Africanas. Dia 03, às 16h, no Cine Barranco (rua Ipatinga, s/n.º, Santa Fé). Dia 09, às 10h, na Associação Atlética Educando para o Esporte (rua Benedito Bonzon Penteado, 615, Paulicéia). Dia 10, às 10h, na Casa do Hip Hop (rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 188, Higienópolis). Dia 13, às 19h, na Escola João Sampaio (rua Amador Bueno, 624, Ibirapuera). Dia 20, (horário ainda não divulgado) no Engenho Central. Entrada gratuita.

Da Redação