Cooperativas pedem apoio para aumentar produção

Produtores querem apoio para fortalecer a atividade. (Foto: Prefeitura de Piracicaba)

Integrantes das cooperativas Coopimais e Coopihort se reuniram anteontem com a secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame. para discutir possibilidades de apoio entre Poder Público e agricultores, a fim de aumentar a produção de alimentos do município.

A reunião com a Coopimais, cooperativa de produtores de milho localizada no bairro Floresta, contou com a presença do presidente Noedir Granja e do cooperado Luiz Espada. Eles explanaram sobre as oportunidades e necessidade de recursos para continuar as obras da cooperativa, iniciadas há dois anos com recurso do programa Microbacias, do Estado, que foi interrompido sem que as obras estivem concluídas.

“Houve atraso na elaboração do projeto, o que aumentou o tempo para o término da construção e também o valor de contrapartida que seria pago pelos cooperados”, conta o presidente.

“Queremos unir esforços e o prefeito Luciano Almeida tem colaborado para buscar recursos para a continuidade das obras”, disse Nancy. Segundo ela, com o efetivo funcionamento da Coopimais, os cooperados poderão vender seus produtos para programas como o da Merenda Escolar e também para o Banco de Alimentos de Piracicaba, sendo direcionado para cestas básicas de famílias carentes do município.

Mais tarde, em reunião com a cooperativa Coopihort, foram feitas reivindicações pelo presidente Vanderlei Sanches e pelo diretor Antonio Castilho. Atualmente com 55 cooperados, a Coopihort está localizada no bairro Pau Queimado e tem como principal foco a produção de folhosas e legumes para a comercialização nos varejões e venda à Merenda Escolar.

Nancy reforçou a importância do fortalecimento da agricultura familiar. “Piracicaba tem um grande potencial para a agricultura, com mais de 2.000 propriedades rurais, instituições riquíssimas no setor e comunidades com interesse em valorizar a economia local”, disse.

Erick Tedesco
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × um =