Copa do Brasil: Palmeiras tem vantagem contra o Ceará; São Paulo e Flamengo fazem confronto inédito

0
89 views
São Paulo e Flamengo nunca se enfrentaram pela Copa do Brasil CRÉDITO: Alexandre Vidal/Flamengo

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sorteou na última sexta-feira (6), os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2020. Entre os times paulistas restantes na competição, o Palmeiras enfrentará o Ceará-CE, responsável por eliminar o Santos na fase anterior, enquanto o São Paulo joga contra o Flamengo-RJ, atual campeão brasileiro e da Libertadores.

O Verdão enfrentará os cearenses pela quarta vez em confrontos pela Copa do Brasil, sendo o primeiro no século 21. Os paulistas estão em vantagem, com duas classificações e uma eliminação contra os cearenses. O primeiro confronto foi pelas oitavas de final da edição de 1994, a única que terminou com classificação do Vozão, após empates por 0 a 0 em Fortaleza e 1 a 1 em São Paulo, avançando pelo gol marcado fora de casa. O Ceará foi vice-campeão daquela edição.

Depois desta surpreendente classificação na época, as equipes voltaram a se enfrentar em 1997 e 1998, nas quartas e primeira fase, respectivamente, no qual o Verdão “se vingou” eliminando tranquilamente os cearenses. Em 1997, foram duas vitórias, por 5 a 2 no Nordeste e 5 a 0 em São Paulo, avançando com 10 a 2 no placar agregado. No ano seguinte, empate por 1 a 1 em Fortaleza e goleada palestrina por 6 a 0 na capital paulista. O Palmeiras conquistou em 1998 sua primeira Copa do Brasil.

São Paulo e Flamengo se enfrentam pela primeira vez na Copa do Brasil, porém será o sexto confronto eliminatório entre as equipes em competições oficiais, sendo pela sexta competição diferente . No momento a vantagem é dos cariocas, com três classificações, contra duas dos paulistas.

O São Paulo eliminou a equipe da Gávea nas quartas de final da Copa Libertadores de 1993 e derrotou o Rubro-Negro na decisão da Supercopa Libertadores, também em 1993. Nos anos seguintes os cariocas tiveram sua revanche, primeiro na final da Copa Ouro Nicolás Leoz de 1996 (disputada pelos times campeões de competições sul-americanas do ano anterior). No ano seguinte, o Rubro-Negro eliminou o Tricolor na semifinal do Torneio Rio-São Paulo de 1997. O último confronto foi em 2001, no qual o Flamengo derrotou os paulistas na decisão da Copa dos Campeões Regionais.

Caso eliminem Ceará e Flamengo, respectivamente, Palmeiras e São Paulo só podem se enfrentar na final, já que caíram em chaves diferentes. O Verdão está no lado da chave com Internacional-RS e América-MG (que eliminou o Corinthians); enquanto o Tricolor poderá enfrentar Grêmio-RS ou Cuiabá-MT.

Mauro Adamoli

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × 1 =