COPA DO BRASIL: XV recebe o Juventude-RS no Barão

Jogo decisivo será nesta quarta, às 16h30, no Barão da Serra Negra (Crédito: Michel Lambstein)

Após conquistar cinco vitórias consecutivas pela primeira vez na “era Pugliese”, o XV de Piracicaba volta campo nesta quarta-feira de cinzas (26), às 16h30, para enfrentar o Juventude-RS, pela segunda fase da Copa do Brasil 2020. A partida acontece no Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba, e pode ser chamada de “o jogo do milhão”, já que o vencedor ganhará a premiação de R$ 1,5 milhão ao chegar na terceira fase. Ao contrário da fase anterior, o visitante não será beneficiado pelo empate, levando a partida para a disputa de pênaltis em caso de igualdade.

“É um jogo importante e histórico para o XV, já que a primeira vez que a equipe joga a segunda fase da Copa do Brasil e queremos prolongar essa história”, disse o técnico Tarcísio Pugliese, que lembrou dos feitos do adversário. “Nosso objetivo é entrar em campo e vencer, mesmo sabendo que enfrentaremos um time da Série B do Brasileiro, tradicional e que vem de um acesso. Eles estão há 18 dias sem jogar, portanto, tem essa vantagem de estarem fisicamente inteiros. Chegaremos mais desgastados, porém estamos com um ritmo de jogo grande”, explicou o treinador.



Mesmo com a Série A2 como prioridade, Tarcísio lembrou das vantagens em que a Copa do Brasil pode trazer para o clube. “A diretoria deixou claro na pré-temporada que o objetivo do XV é o acesso para a Série A1. Sabemos da importância da Copa do Brasil para que ela possa viabilizar algumas questões para o XV internamente, em termos de estrutura física para que o clube consiga se modernizar. Esse fator é essencial para o XV, para que consiga subir e se manter na Série A1 e não ficar no ‘efeito iô-iô’, que é subindo e descendo”, completou.

Campeão da Copa do Brasil em 1999, o Juventude faz uma temporada ruim em 2020, com apenas uma vitória, três empates e duas derrotas, não conseguindo a classificação para as semifinais do primeiro turno do gaúcho e só se classificando na Copa do Brasil em razão da vantagem do empate. Ao contrário do XV, que enfrenta uma maratona de jogos, o Juventude não entra em campo desde o dia 8, e teve 18 dias de preparação para enfrentar o Nhô Quim.

XV e Juventude já estiveram juntos em oito edições do Campeonato Brasileiro, porém esta será a primeira vez em que as equipes se enfrentarão em uma partida oficial na história. A última vez que o XV enfrentou uma equipe gaúcha foi na Série D de 2017, quando venceu o São Paulo-RS duas vezes (1 a 0 em Piracicaba, e 4 a 3 em Rio Grande-RS).

Os outros jogos da Copa do Brasil desta semana são: Quarta-feira (26) – Paraná-PR x Bahia de Feira-BA (19h15); River-PI x América-RN (20h30); Ferroviária-SP x Águia Negra-MS (20h30), Afogados-PE x Atlético-MG (21h30) e Moto Clube-MA x Fluminense-RJ (21h30), sendo que a partida entre maranhense e cariocas é válida pela primeira fase. Quinta-feira (27) – São José-RS x Chapecoense-SC (19h15) e Ponte Preta-SP x Vila Nova-GO (21h30).