Cores e Humor: pinturas para mudar o astral da casa

0
32 views
Suvinil sugere cores que ajudam transmitir sensações, como bem-estar, conforto, relaxamento e concentração (Foto: Créditos: Histórias de Casa | Lucas Midio e Renato Favarin)

As cores têm o poder de transmitir diversas sensações, seja por meio de memórias afetivas, boas lembranças e referências, ou até mesmo por causar relaxamento e bem-estar. Isso faz com que as nuances que nos cercam influenciem diretamente no nosso humor de maneira instintiva.

Esse período que estamos vivendo, de isolamento social, nossos olhares se voltaram para nossas casas e percebemos algumas mudanças que poderiam melhorar o astral do lar. Questionamentos de como tornar salas e quartos mais aconchegantes, ou criar um ambiente mais estimulante e produtivo para o home office, permearam o imaginário de quase todo mundo.

Para ajudar nesse momento de renovação e ressignificação dos espaços, confira dicas de cores da Suvinil para pintar móveis e paredes, e transformar a vibe da decoração.

Azul:

Os tons de azul são relaxantes naturais. Nos lembram o céu, o mar e trazem também a sensação de liberdade. É uma cor versátil que permite muitas possibilidades de decoração e é fácil de combinar. Neste projeto da Concretize Arquitetura, as cores Nimbus e Barra de Ferro se complementam e trazem, além do astral das cores, um toque de sofisticação ao estilo urbano.

Amarelo:

Alegria e motivação. Os tons de amarelo, usados em versões suaves ou vibrantes, nos lembram o sol e as frutas tropicais, trazendo calor e energia para dentro de casa. Esta é uma ótima opção para diminuir a sensação de cansaço e desânimo, além de estimular a criatividade. Neste quarto, a fotógrafa Leila Viegas criou uma espécie de cabeceira em forma de círculo pintada na cor Nozes, para acordar e levantar com o pé direito todos os dias.

Rosa:

Em suas várias versões, a cor rosa remete ao afeto e, por isso, também ajuda a relaxar, tem um poder otimista e motivacional sobre as pessoas. Essas sensações e energias, importantes para o momento que vivemos, são motivos também para que a escolha da cor do ano de 2021 da Suvinil seja o Meia-Luz, tom de rosa crepuscular inspirado no degrade do pôr-do-sol. A tonalidade, aplicada no ambiente abaixo, nos faz parar, contemplar e buscar as pequenas belezas na vida.

Verde:

O verde é a cor da esperança, da fertilidade e dos novos começos. Nos faz lembrar da natureza, dos alimentos orgânicos e nos passa a sensação de bem-estar. Por isso, é uma ótima escolha para relaxar o corpo e a mente, ideal também para os cantos da casa que pedem uma atmosfera tranquila e de concentração, como esse home office do Lucas Midio, especialista em botânica, na cor Lagoa do Pantanal .

Vermelho:

Os tons de vermelho remetem à sensualidade e sentimentos intensos. É uma cor quente, capaz de criar uma atmosfera estimulante e trazer muita personalidade para a decoração. Com ela, é possível destacar algo no ambiente ou ousar e colorir toda a superfície, como neste corredor em degrade, com as cores Barro Vermelho, Tamarindo e Flor-de-anis, produzido para o estudo Suvinil Revela 2021.

Roxo:

Cor mística relacionada a intuição, o roxo desperta a criatividade, além de reduzir a ansiedade e o medo. Neste espaço, apresentado na websérie Tons do Brasil, no Instagram da Suvinil, o Beringela foi utilizado para colorir e trazer um toque inesperado a um apartamento em São Paulo, inspirado pelo clima urbano da região.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

16 − 10 =