Primeiro jogo será na Arena Corinthians, no bairro de Itaquera (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Corinthians e Palmeiras fazem hoje (5), às 21h30, na Arena Corinthians, em São Paulo, o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista 2019. O Timão, atuou tricampeão, tenta igualar o feito do Paulistano (que conquistar quatro títulos paulistas seguidos), sendo que essa seria a primeira vez na era profissional. O Verdão, que é justamente o maior rival dos corintianos, é o único que pode evitar essa marca, além de lutar para devolver a derrota para o rival no Paulistão de 2018. Quem vencer jogará pelo empate ou até uma derrota no sábado (dependendo da diferença de gols) para ficar com o título.

Assim como a maioria dos derbys paulistas, esse também começou antes da bola rolar, em razão dos testes de covid-19. A FPF (Federação Paulista de Futebol) pede que as equipes realizem os testes antes das partidas, porém, o Corinthians pediu para não realizar os exames desta vez, alegando que mantém sua delegação em confinamento há 14 dias, tendo feito duas baterias de exames nesse período. O Timão também alega que foi o Palmeiras que descumpriu o acordo que norteia o futebol em meio à pandemia ao liberar os atletas após as partidas.

Já sobre o Palmeiras, a FPF afirma que, como o clube optou por não manter os atletas confinados e concentrados depois de superar a Ponte Preta, no último domingo (2), o Alviverde terá de submeter elenco e comissão técnica a testes antes do jogo de quarta. No segundo jogo da final no sábado (8), ambas as equipes terão que realizar os testes recomendados pelo Governo.

O caminho das equipes até a decisão foi bem diferente. Mesmo não convencendo, o Palmeiras mostrava mais força que o rival em razão das peças de reposição em seu elenco, brigou de igual para igual com Santo André e Novorizontino e se classificou na penúltima rodada, confirmando a liderança na última. No mata-mata eliminou Santo André e Ponte Preta.

O Timão, fragilizado com a eliminação na Libertadores, perdeu jogos e pontos importantes no estadual, ficando na terceira posição de seu grupo, cinco pontos atrás do segundo, com apenas duas rodadas para disputar. Após a volta do futebol, venceu seus compromissos, aproveitou as derrotas do Guarani, ultrapassou os campineiros e eliminou Red Bull Bragantino e Mirassol para chegar em mais uma decisão.

A última partida entre Corinthians e Palmeiras no estádio corintiano foi justamente a primeira partida das equipes após a volta da competição, que estava paralisada por quatro meses em razão da pandemia de covid-19. O Timão venceu por 1 a 0, gol de Gil, sendo que um empate do Verdão eliminava os alvinegros da competição aquela altura. O último triunfo do Palmeiras na casa corintiana foi no primeiro jogo da final de 2018, quando venceu por 1 a 0, gol de Borja, mas não conseguiu ficar com o título.

Mauro Adamoli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito − treze =