COT deixa de ser central covid, que volta para UPA

Foto: Claudinho Coradini/JP

A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou ontem que, a partir do próximo sábado, a COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) estará fechada para o atendimento à população com síndrome gripal e suspeita de covid-19.

Segundo a pasta, todo o atendimento será direcionado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ‘Dr. Fortunato Losso Netto’, no bairro Piracicamirim, que voltará a atender exclusivamente estes pacientes a partir das 7h deste sábado (17).

A Saúde explicou que a alteração acontece por causa da redução dos novos casos de covid-19 na cidade ao longo deste mês. Com a mudança, o prédio da COT permanecerá fechado para realização de pequenos reparos e higienização terminal para a retomada, em breve, do atendimento normal.

A Secretaria municipal lembrou que, no período em que a central ficará fechada, o atendimento de ortopedia e traumatologia segue na UPA Vila Cristina, sem alterações. Já os pacientes de covid-19 que estão internados na COT serão transferidos para a UPA Piracicamirim nesta sexta-feira.

A Secretaria de Saúde reforçou que os atendimentos feitos pelo projeto Respirar permanecem nas mais de 50 unidades de saúde da Atenção Básica com monitoramento da oximetria, bem como realizando testes para detecção da Covid-19.

“Ainda estamos vivendo momentos difíceis, mas com a progressão rápida da vacinação na cidade, nas últimas semanas vimos significante redução no número de novos casos e de óbitos por covid-19. Com a construção do Anexo a UPA [‘Dr. Losso Netto’] Piracicamirim, aproveitamos o momento para tornar o espaço como referência no acolhimento e internação de pacientes com a doença. Além disso, a alteração vai desafogar o atendimento nas unidades de saúde como UBSs, Crabs e UPAs”, destacou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 + quinze =