Covid-19 atingiu quase 10% dos servidores municipais, 5 morreram

Dos 723 servidores municipais, 58% atuam na área da Saúde; dos que morreram dois eram dessa pasta. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Até a última terça-feira, cerca 723 servidores municipais de Piracicaba com diagnóstico positivo de covid-19 eram monitorados pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), setor da Secretaria de Administração do município. O número representa 9,77% do quadro de funcionários da prefeitura, sendo que 419 (58%) deles pertencem à Secretaria de Saúde do município.

De acordo com o relatório, a grande maioria – 677 trabalhadores – já retornou ao trabalho. Do total de infectados, cinco morreram. Dos mortos, dois eram profissionais da Saúde, um da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), um da Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos)e um da Guarda Civil. O documento aponta ainda que um servidor da Saúde morreu antes do retorno ao trabalho de causa ainda não determinada.

Dos servidores monitorados, 16 foram hospitalizados, sete necessitaram de enfermaria e nove necessitaram de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Até anteontem, não havia nenhum funcionários hospitalizado.

Ontem, a Secretaria de Administração informou que a prefeitura adotou medidas para evitar o contágio entre os servidores; as gerais comuns a todos, como reforço da higienização das mãos, distanciamento, uso de máscaras e EPIs (específicos para trabalhadores da saúde). O servidores também receberam orientações por e-mail direcionado, pelo portal servidor, pelo site da prefeitura e Sesmt, folder, entre outros canais. A administração informou ainda que foi encaminhada orientação para todos os secretários sobre como proceder, inclusive, nos refeitórios dos diversos postos de trabalho e até do Centro Cívico.

Quanto à falta dos servidores nos postos de trabalho, a pasta informou que a ausência de qualquer funcionário é impactante para os serviços públicos, porém, ‘a dedicação dos que puderam e continuam nas frentes de trabalho, inclusive por teletrabalho, vem mantendo os serviço a comunidade Piracicaba em níveis satisfatórios’.

A secretaria informou que foram definidas estratégias de abordagem para a covid-19 disponíveis no portal da prefeitura e o Sesmt mantém equipe dedicada 24 horas desde o início da pandemia, com controles estatísticos e avaliação sorológica.

CONVID-19 NA CIDADE

A Secretaria de Saúde de registrou ontem mais uma morte por covid-19. A vítima é uma mulher de 64 anos, o que elevou o número de mortes pela doença no município para 352. Em relação aos infectados pela doença, foram mais 61 pessoas nas últimas 24 horas sendo 27 mulheres (com idade entre um e 70 anos) e 34 homens (entre oito e 77 anos), elevando o número de contaminados para 15.615.

Beto Silva

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

vinte − 8 =