Covid-19: Presídios recebem máscaras e materiais descartáveis

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) distribuiu 2.744.620 de unidades, entre materiais descartáveis e reutilizáveis nas 176 unidades prisionais do Estado para reeducandos e servidores. A iniciativa está sendo realizada desde março deste ano.

A Pasta informou que desse total, 400 mil máscaras descartáveis foram adquiridas pela SAP e 100 mil recebidas do Governo do Estado. E as outras 1,5 milhão de máscaras foram recebidas dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Saúde, por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

A iniciativa “Todos pela Saúde”, formada pelo Instituto Ação Pela Paz e outras instituições, por sua vez, doou outras 852.600 máscaras reutilizáveis ao sistema prisional do estado.

Além disso, o trabalho de distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) tem sido contínuo pela pasta visando à proteção contra a covid-19. Até o momento, foram entregues cerca de 5,5 milhões de luvas descartáveis, 4 mil óculos de proteção, 10 mil toucas cirúrgicas, 540 protetores faciais tipo face shield, 153.830 aventais descartáveis.

Neste período, a pasta também adquiriu e distribuiu, 74,4 mil litros de álcool em gel para higienização e 14 mil frascos de 440g do mesmo, além de outros itens como sabonete líquido, álcool 70% líquido, detergente, hipoclorito de sódio, que continuam sendo obtidos e distribuídos pela Secretaria.

Nos estabelecimentos penais subordinados a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central foram distribuídas mais de 500 mil máscaras aos sentenciados e funcionários. Dentre elas, 300 mil foram distribuídas pelo Depen e mais de 160 mil fornecidas pelo Banco Itaú.

Os reeducandos de várias regiões do estado também vêm contribuindo para o esforço de produção de EPIs para proteção contra a doença graças à parceria entre a SAP e a Funap (Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”).

Ação visa coibir os casos de covid-19 entre funcionários e população carcerária

Máscaras também estão sendo produzidas dentro da unidade (Divulgação)

Cristiani Azanha

[email protected]