Covid-19: terceirizadas da Sedema reforçam ações protetivas

Funcionários de cemitérios e velórios devem seguir novas regras para atender demanda durante período de quarentena. (Crédio: Amanda Vieira/JP)

As empresas terceirizadas contratadas para a prestação de serviços à Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) também adotaram medidas para o enfrentamento do coronavírus (COVID-19). Intensificaram ações sanitárias, de higiene e de proteção para garantir a segurança da população e de seus funcionários.

Responsável pela limpeza e higienização de 23 banheiros públicos no município, a Limpadora Piracicabana de Saneamento e Serviços Gerais reforçou ações de proteção junto a seus 52 empregados (50 auxiliares de limpeza e dois encarregados) e intensificou os trabalhos nos sanitários.



O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como botas, máscaras e luvas já era obrigatório, conta Andréia Batista, diretora da terceirizada. “Mas agora estamos reforçando isso e também passando informações sobre o vírus, os sintomas e as formas de prevenção”, declara.

Segundo Andréia, pias, maçanetas, portas, espelhos e outros utensílios dos banheiros estão sendo desinfetados “a todo momento com sabão, cloro, água sanitária e o álcool 70”. As equipes também estão orientadas a não deixar faltar sabonete, papel toalha e papel higiênico nos sanitários.

Nos cinco banheiros de maior fluxo de pessoas, as esquipes da empresa estão se revezando em dois turnos (das 6h às 14h, das 14h às 22h). Esses banheiros estão localizados nos seguintes locais: ao lado do abrigo de ônibus, atrás da Catedral de Santo Antônio; ao lado da unidade do Poupatempo estadual; na Estação da Paulista; na praça Takaki; e no Parque da Rua do Porto.

NOS CEMITÉRIOS

Os sepultadores, auxiliares de manutenção, roçadores e agentes de higienização da BRU Serviços, que é a responsável pelos serviços de limpeza e manutenção dos três cemitérios municipais – Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna -, estão orientados a trabalhar com máscaras e portar álcool gel para a desinfecção das mãos e objetos, explica Carlos Alberto Henrique, gerente da empresa.

“Temos 30 funcionários trabalhando nos cemitérios, principalmente no da Saudade e na Vila Rezende. O maior cuidado é com os sepultadores, porque são pessoas que têm acesso às famílias, no traslado de caixões”, explica o gerente da BRU.

No caso dos sepultadores, a higiene que já obedecia um protocolo sanitário de segurança foi redobrada, diz Henrique. “Eles têm que lavar constantemente as mãos e obrigatoriamente usar máscaras de proteção. Só podem tirar as máscaras quando estiverem sozinhos e longe de outras pessoas”, conta o gerente, que informa que também está monitorando a saúde dos funcionários bem como de seus familiares. “Se alguém apresentar algum sintoma, gripe ou febre, será afastado”, observa.

PIRACICABA AMBIENTAL

A empresa concessionária informa que os serviços de coleta de lixo, varrição de ruas e tratamento de resíduos prosseguem normalmente no município. E ressalta que também adotou novas práticas preventivas para o combate ao coronavírus.

Para evitar aglomerações de coletores, que antes se reuniam na base da Piracicaba Ambiental para então rumar para os vários bairros da cidade, agora os trabalhadores estão orientados a ir direto para os pontos de coleta. Por precaução, cerca de 40 trabalhadores das equipes do setor de varrição, que possuem 60 anos de idade ou mais, já foram dispensados para permanecerem em suas casas, comunica a empresa. Temporariamente eles já foram substituídos por funcionários do quadro reserva.

Outra medida da Piracicaba Ambiental foi a criação dos chamados mutirões de varrição, que ocorrerão uma vez por semana em diferentes regiões/bairros da cidade. Esse trabalho será executado por cerca de 80 varredores.

Já no Ecoparque, onde a empresa mantém a Usina de Resíduos Sólidos, os cerca de 100 funcionários que realizam a triagem do material encaminhado para lá, já estão trabalhando em regime de revezamento. E o pessoal administrativo da unidade já está trabalhando no sistema ‘home office’ (em casa).

Da Redação