CPI-9 registra 226 casos de covid-19 entre policiais militares

PM registrou 46 casos em apenas 5 dias de março (Claudinho Coradini/JP)

O CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) de Piracicaba, que abrange 52 municípios registrou 226 casos positivados de covid-19 entre os dias 1º de fevereiro de 2021 a 5 de março. O coronel Willians de Cerqueira Leites Martins, que comanda o CPI, também foi contaminado, mas já está recuperado e de volta às suas atividades na corporação. Desde o início da pandemia, ocorreram três mortes de policiais na ativa. Sendo dois deles no 48º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de Sumaré e 19º BPM/I de Americana, que também fazem parte da unidade de Piracicaba. De acordo com levantamento da PM, 180 casos foram notificados em fevereiro e 46 somente em cinco dias de março deste ano.

“Apesar de todas as medidas de prevenção e adotando todos os protocolos, os policiais ficam muito expostos, pois fazem parte dos serviços essenciais e durante todo esse período de pandemia, a Polícia Militar permaneceu 24 horas nas ruas, exercendo suas funções normalmente”, relatou o coronel.

Cerqueira disse os primeiros sinai de que tinha adquirido a doença começou com infecção na garganta. “Percebi que estava apenas com a garganta raspando. Fiz vários exames convencionais, mas minha pneumonia só apareceu depois da tomografia. Meu tratamento foi realizado em casa”, conta o comandante. Cerqueira acrescentou que sua esposa, que é professora também teve covid-19, mas teve apenas sintomas leves, perdeu temporariamente o olfato e paladar.

O comandante relatou ainda que o CPI-9 tem uma Unidade Integrada de Saúde, que tem conta com a atuação de um médico e um dentista. “Assim que o policial é identificado com algum sintoma da doença, ele é imediatamente afastado e acompanhado até que esteja recuperado”, afirmou. “Orientamos às pessoas que se cuidem, façam a higienização corretamente e principalmente, evite aglomerações”, completou.

LEIA MAIS

Cristiani Azanha

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

18 − dezessete =