CPI vai abrir ‘caixa preta do Semae‘, garante vereador

Alvos da investigação são os contratos firmados pela autarquia, constantes faltas d’água e perdas físicas. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Um grupo de oito vereadores deve protocolar, na próxima semana, pedido de instauração de uma CPI (Comissão Processante de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades na administração do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Nas palavras do vereador Gustavo Pompeo (Avante), a proposta da investigação é ‘abrir a caixa preta’ da autarquia.

Ele é o idealizador da CPI e disse que já possui o apoio e assinatura de sete parlamentares atingindo, assim, o número mínimo de assinaturas necessárias para apresentação da comissão de inquérito.

“A CPI vai abrir a caixa preta do Semae, vai escancarar a herança maldita, deixada pela administração anterior”, afirmou Pompeo.

Segundo ele, entre os alvos da investigação estão os contratos firmados pela autarquia nos últimos anos, as constantes faltas d’água relatados pela população, os também constantes rompimentos de adutoras, problemas na captação, tratamento e distribuição de água e as perdas físicas.

De acordo com o vereador, se comprometeram a assinar a CPI os parlamentares Anilton Rissato e Fabrício Polezi, do Patriota, Cássio Luiz e Laércio Trevisan Jr. do PL, Paulo Campos (Podemos), Wagner Oliveira (Cidadania) e Zezinho Pereira (DEM). Pompeo disse que há ainda outros quatro vereadores que confirmaram apoio, porém, as assinaturas ainda foram oficializadas.

O Departamento de Documentação da Câmara ainda não confirmou mas, segundo Pompeo, após intervalo de 20 anos, esta deve ser a primeira CPI instaurada pela Casa de Leis. O setor foi questionado ontem pela reportagem e deve se manifestar nesta sexta-feira.

PERDAS FÍSICAS

De acordo com os dados do IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) divulgados nesta semana, Piracicaba apresentou 56,8% de perdas no processo de distribuição de água em 2019.

Segundo o município possuía a 88ª melhor posição no índice de perdas entre as 100 maiores cidade do Brasil em 2019.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

onze + dez =