CR Feminino tem ‘Jornada de Cidadania e Empregabilidade’

Presas fizeram aferição arterial. (Amanda Vieira/JP)

As reeducandas do CR (Centro de Ressocialização) Feminino Carlos Sidnes de Souza Cantarelli participam ao longo da semana da “Jornada de Cidadania e Empregabilidade”. As presas estão fazendo exames de saúde e têm a oportunidade de retirar os documentos, além de participarem de temas como autoestima, empreendedorismo e também terão cortes de cabelo. As atividades começaram no último sábado (1º) e terminará somente no próximo sábado (8).

A diretora da unidade Celeste Maria Varella Abamonte considerou muito importante a realização de mais uma jornada no CR. “As atividades são direcionadas à toda a nossa população. Uma parte esteve na Clínica de Olhos para a realização de uma avaliação oftalmológica e o restante voltará no próximo sábado, além da oportunidade de conseguirem fazer a segunda via ou a emissão dos documentos como certidões de nascimento, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e cédulas de identidade”, afirmou Celeste.

No início da semana, as reeducandas participaram de uma palestra sobre a Central do Egresso e Família, aferição de pressão arterial e glicemia. A presidente do Projeto Heroica e presidente do Conselho de Direitos da Mulher da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, Simone Seghese de Toledo conversou com a população carcerária sobre amor próprio. “Falei como todas as pessoas são importantes para o equilíbrio do planeta. Caso não saibam como podem descobrir seu autorreconhecimento”, disse  Simone.

Reeducandas puderam tirar 2ª via de documentos. (Amanda Vieira/JP)

 

A enfermeira Rafaela Bernardes explicou para as presas as questões relacionadas à saúde e a superação para a recuperação da saúde. O Instituto Art-Hair também irá realizar o corte de cabelo gratuito e a Semtre irá fazer a entrega das carteiras profissionais.

De acordo com a SAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), os parceiros para a realização da jornada são o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), que atua na emissão de Registros Gerais – RGs; a SERT (Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho), que emite Carteiras de Trabalho e Previdência Social; a Defensoria Pública do Estado de São Paulo que realiza Plantão de atendimento judiciário; a SJDC (Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania), que através dos servidores do GCAE (Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade) da CRSC fornecem o cadastro para emissão de Certidões de nascimento, Casamento e de Óbito; Secretaria de Saúde do Município, Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda) e Câmara.

 

Cristiani Azanha