Cuca de banana: Caseira e Deliciosa

Foto: Divulgação

Vinda dos povos germânicos, essa receita é mais divertida quando feita em companhia

Para muitos cozinhar pode ser um momento relaxante e que vais guardar boas memórias em família. Por isso a Arraso de hoje vai te trazer o passa a passo da receita ‘Cuca de banana’. Um onde os ingredientes são simples e de sabor caseiro para poder fazer na companhia da pessoa queridas.

INGREDIENTES

6 bananas
150g de manteiga ou margarina
1 xícara de chá de açúcar refinado
2 xícaras e meia de farinha de trigo peneirado
2 xícaras de chá de amido de milho
1 colher de chá de
fermento em pó químico
3 colheres de canela em pó
1 ovo inteiro
2 gemas cruas
2 latas de leite condensado
3 limões

*Dica: se preferir, a banana pode ser substituída por maçã ou abacaxi.

Farofa: modo de preparo

Junte a manteiga, um ovo, duas xícaras e meia de trigo, 1 xícara de amido de milho, uma colher de fermento em pó e duas de canela em pó. Mexa com os dedos até formar uma ‘farofa’. Reserve.

Creme: modo de preparo

Bata o leite condensado, o suco de três ou quatro limões e duas gemas cruas até formar um creme.

Montagem da forma

Unte uma forma de fundo falso e coloque 1/3 da farofa. Depois, cubra (a farofa) com metade do creme. Em seguida, corte três bananas em rodelas e coloque-as sobre o creme.
Acrescente mais uma camada de farofa, depois, mais uma camada de creme e, novamente, a camada de bananas em rodelas. Termine sempre com a farofa.
Asse em forno preaquecido por 30 minutos, a 200ºC.
*Dica: caso queira rechear ainda mais sua cuca, você pode colocar goiabada na hora da montagem.

CURIOSIDADES

Os bolos “cucas” vêm de uma tradição alemã cuja a receita original tinha o nome de Streuselkuchen, além disso, cuca é o nome normalmente usado Sul do País para designar bolos e pastéis de tabuleiro, que são feitos segundo receitas originais alemãs.
Outra curiosidade é que o próprio nome Cuca não se refere a criatura do folclore muito conhecida como um mulher crocodilo nos livros de Monteiro Lobato, mas o aportuguesamento fonético do termo inglês cooker, o qual significa fogão em português.
A receita vez tem muita semelhança com a versão alemã, pois o que característica essa diferença a receita leva a cobertura de Streusel (uma farofa a base de açúcar, farinha, manteiga e canela), enquanto em sua versão brasileira seria apenas o polvilho de açúcar de confeiteiro como cobertura

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

vinte + 19 =