Cultura abre primeira licitação para mudança da Pinacoteca

Foto: Alessandro Maschio/JP

Transferência está impedida judicialmente de ser feita, mesmo assim, prefeitura ‘vai às compras’

A transferência da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra já tem sua primeira licitação aberta para o início do transporte do acervo para o Engenho Central. O pregão está previsto para o próximo dia 3 e está estimado em R$ 7.451 para comprar embalagens específicas às obras. “O material destina-se ao acervo da Pinacoteca, que será transportado ao Parque do Engenho Central quando da reforma e da decisão favorável da justiça pela mudança para o barracão 14A”, informou a assessoria da Semac (Secretaria de Ação Cultural). Ainda não há previsão confirmada para a transferência da região central para as margens do Rio Piracicaba.

Na compra estão 16 bobinas divididas entre papel pardo, ondulado e glassine mais três pacotes, com 100 unidades cada, de espeto de madeira para churrasco. A mudança de endereço da Pinacoteca tem causado discórdia entre artistas e prefeitura: a crítica central é o fechamento da casa tombada como espaço de cultura e a cessão do prédio ao funcionamento da Polícia Federal.

Na Justiça, um grupo de artistas, junto com o jornalista Cecílio Elias Netto e o engenheiro João Chaddad, está movendo uma ação popular contra o projeto da Semac para a Pinacoteca. No próximo dia 9 acaba o prazo dado pelo juiz Wander Rossette à administração municipal a fim de que apresente suas provas e justificativas. Por ora, os planos da secretaria estão impedidos, judicialmente, de serem executados.

“(…) a fim de evitar prejuízo ao erário público, dada a possibilidade de reversão da decisão, defiro parcialmente a liminar provisória para que não se pratique a mudança do local da Pinacoteca até decisão após a resposta da ação”, escreveu o juiz Rossette em sua decisão.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

um + 16 =