Cultura nos Bairros da Periferia é suspenso pela prefeitura

0
44 views
Programa iniciado em 2005 possibilitava o acesso à arte e a cultura aos bairros periféricos da cidade. (Foto: Divulgação)

Criado em 2005 pela então intitulada Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o programa Movimentação Cultural desempenhava um fundamental papel de descentralização e democratização da arte e da cultura em Piracicaba, isto, é, um modo de levar cultura aos bairros periféricos da cidade. Devido à pandemia da covid-19, como justifica a prefeitura, o programa está suspenso em 2021 e cinco oficineiros serão dispensados em no próximo mês de fevereiro.

Como confirma Adolpho Queiroz, titular da hoje SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), houve uma orientação do prefeito para revisão de todos os contratos de todas as secretarias. “Estão suspensos, mas a atividade volta mais adiante, quando passar a pandemia”, ele afirma.

Por meio de oficinas artísticas realizadas por professores e monitores especializados, o programa desenvolvia o ensino e a vivência em cerca de dez modalidades artísticas, como teatro, violão, tear, desenho, entre outras. Com a suspensão, cerca de 1.490 pessoas, número de público do programa em 2020, ficarão sem atividades.

Com a pandemia, as aulas foram suspensas e retomadas de setembro até dezembro, com 453 alunos, como indica a Prefeitura, seguindo todos o protocolos de segurança, como capacidade de 40% de pessoas de acordo com a capacidade das salas, uso de álcool em gel.

“A Administração reconhece a importância do programa e, dessa forma, também, nesse período de suspensão, o formato do programa será estudado para reestruturação e melhora dos serviços”, completa a Prefeitura em nota.

As aulas aconteciam em cinco centros culturais espalhados pela cidade: Nhô Serra (Parque 1º de Maio), Hugo Pedro Carradore (Santa Terezinha), Maria Dirce de Camargo e Pacheco Ferraz (Paulista) e Izaíra Aparecida Barbosa (Mário Dedini).

Erick Tedesco
[email protected]

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete + catorze =